ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEMA 2013)Leia o fragmento a seguir:No de hoje qu

Geografia | Geografia Humana | A formação do meio natural ao meio TCI | A produção do espaço geográfico | Geografia e suas categorias de Análise
Geografia | Geografia Humana | Geografia Econômica
UEMA 2013UEMA GeografiaTurma ENEM Kuadro

(UEMA 2013) Leia o fragmento a seguir:

Não é de hoje que a crítica justa e necessária aos excessos do capitalismo é apenas um aperitivo para a negação total e utópica do sistema. Sob esse ponto de vista, tem razão quem acha que a presidente Dilma precisou de coragem para anunciar a adoção de práticas de livre mercado em seu governo, por meio de associações com empresas privadas dentro da regra do jogo de mercado [...]. É preciso ter coragem para celebrar o capitalismo, sistema econômico que está longe de ser perfeito, mas, a exemplo da democracia na política, é melhor do que todos os demais.

VEJA. São Paulo: Abril, 15 ago. 2012.

As características do capitalismo como sistema político-econômico são

A

doutrina político-econômica, defendendo o fortalecimento do Estado através da economia planificada.

B

sistema de iniciativa político-econômica, baseado no controle do mercado; liberdade política e minimização do Estado.

C

sistema de iniciativa econômica, baseado no câmbio de mercado; propriedade privada do capital; abertura de mercado e redução do Estado.

D

sistema de iniciativa estatal, baseado na planificação de mercado; propriedade coletiva de mercado; abertura de mercado e ampliação do Estado

E

doutrina, tendo a liberdade como bem maior; harmonia e paz social promovendo o progresso; redução do Estado à função negativa de repressão a ordem pública.