ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEPG 2013)Entre os cordados, o subfilo craniata o

(UEPG 2013) Entre os cordados, o subfilo craniata é o mais diversificado. Esses animais possuem uma série de características adaptativas que permitem separá-los nos grupos dos ágnatos, peixes e tetrápodes. Com relação às características morfo-anatômicas, fisiológicas e adaptativas dos representantes de craniata, analise as afirmativas abaixo.

I. Na classe Myxine, os peixes-bruxas têm crânio cartilaginoso, sendo, por isso, incluído no subfilo craniata. Entretanto, eles não têm vértebras, e a sustentação do corpo está a cargo da notocorda, que perdura na fase adulta.

II. Entre os condrictes, o crânio cartilaginoso ou condocrânio, consiste em neurocrânio, que forma a caixa craniana, e em esplancno-crânio ou crânio visceral, constituído pelos suportes cartilaginosos da mandíbula e dos arcos branquiais.

III. Os actinopterígios diferem dos condrictes, entre outras características, no fato do seu esqueleto ser constituído basicamente por ossos. Além disso, as brânquias dos actinopterígios são recobertas por uma placa móvel chamada opérculo.

IV. Em um anfíbio anuro, por exemplo, a cintura escapular e a cintura pélvica articulam, respectivamente, os membros anteriores e posteriores à coluna vertebral.

V. Nas lampreias (classe Petromyzontida), a notocorda que surge durante o desenvolvimento embrionário se diferencia em vértebras ósseas formando a coluna. O crânio é formado por placas ósseas.

É correto o que se afirma em

A

I, II, III e IV.

B

I e II.

C

I, II, III, IV e V.

D

II e III.

 

E

I, IV e V.