ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEPG/2016)Fotografar a si mesmo vira febre, não i

(UEPG/2016)

Fotografar a si mesmo vira febre, não importa o lugar

O correto seria “o” selfie ou “a” selfie? O termo não foi dicionarizado em português, mas o uso popular consagrou a inflexão feminina: a selfie. Em 2013, o dicionário Oxford considerou o termo, literalmente “tirar fotos de si próprio”, como “a palavra do ano”. Mas foi em 2014 que as selfies tomaram o mundo e viraram verdadeira febre entre anônimos e celebridades. Com certo exagero, inclusive.

Tirar fotos de si mesmo com o smartphone tornou-se uma mania que não respeita desastres naturais, despenhadeiros ou funerais. Vale tudo pela pose nas redes sociais, sempre na busca sôfrega pelo melhor ângulo, pois, reza a lenda, ninguém jamais sai feio na selfie. Postar fotos em shows agora é mais importante do que assisti-los. Idem para a pose ao lado de uma porção de comida no restaurante da moda.

Surgiu até um instrumento para que caiba todo mundo na foto e ao mesmo tempo a paisagem do local ao fundo: o bastão de selfie ou “pau de selfie”, à venda nos melhores camelôs por  reais. O paradoxo é quando alguém pede a outrem: “Pode fazer uma selfie minha?” Só comparável ao “me inclua fora desta”.

Adaptado de: http://www.cartacapital.com.br. Acesso em 03/03/2015.


 Na expressão “tirar fotos de si próprio”, há um complemento verbal – objeto direto, composto por um substantivo e um adjunto adnominal. Identifique onde se encontra o mesmo tipo de construção e assinale o que for correto.
 

01) ...busca sôfrega pelo melhor ângulo...    

02) ...tomaram o mundo...    

04) ...consagrou a inflexão feminina...    

08) ...Postar fotos em shows...    

16) ...Tirar fotos de si mesmo...