ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UESC - 2011) Vrios grupos tnicos compem a populao

(UESC - 2011) Vários grupos étnicos compõem a população de 1 bilhão de habitantes da África. Mesmo dentro das duas grandes regiões, a diversidade de povos é grande. Na África Setentrional, predominam os grupos — mediterrâneos brancos — caucasoide e semita, principalmente. Ao sul do Saara, a população negra compreende vários povos — os pigmeus nas selvas equatoriais, os coisans nos desertos e planaltos meridionais, os sudaneses das savanas e os bantos da África Central são os mais numerosos.

Do ponto de vista religioso, o islamismo (predominante no norte) tem o maior número de seguidores no continente, representando 45% da população. O cristianismo (majoritário no Sul) é praticado por cerca de 35% dos africanos. Uma das nações cristãs mais antigas do mundo, a Etiópia, é um destacado representante da religião do continente. A África ainda conta com muitos adeptos entre as inúmeras religiões nativas da população.

A variedade linguística também espelha a heterogeneidade africana. Entre as mais de 2 mil línguas faladas na África, estão os dialetos locais, de raiz africana, que convivem com os idiomas introduzidos pelos colonizadores europeus: inglês, francês e português são os mais comuns.

VIDAS Secas. Atualidades e Vestibular+ENEM. São Paulo: Abril, 1. sem. 2010. África.

A África, nos dias atuais, é uma das regiões mais pobres do planeta e enfrenta desafios que se formaram ao longo de séculos de dominação e exploração, a exemplo

A

das guerras fratricidas locais, produto da criação de fronteiras artificiais pelos países imperialistas.

B

da inexistência de mão de obra qualificada em todas as regiões, resultante da vocação agropastoril da população.

C

do despovoamento irreversível do continente, em função do deslocamento de milhões de pessoas, devido ao tráfico negreiro.

D

da dificuldade de comunicação entre as populações, devido à variedade linguística e de dialetos existentes no continente.

E

das disputas religiosas que ocorrem devido ao fanatismo religioso, associado a práticas religiosas primitivas e animalistas