Gabarito UFES - Provas Anteriores

1-15 de 49chevron right center
Questão
2017Biologia

(UFES/2017) A figura em destaque um tipo de impulso nervoso, que fundamental para a manuteno das interaes dos seres vivos no meio em que eles vivem. A partir das informaes da imagem e com os conhecimentos sobre o tema, correto afirmar:

Questão
2014Biologia

(UEFS 2014 - Meio do ano)Entre os diversos movimentos sociais que surgiram no último quarto desse século, é correto afirmar que o movimento ambientalista desenvolvimento sustentável tomou uma posição de destaque. O uso da expressão desenvolvimento sustentável tem como finalidade

Questão
2010Química

(UFES 2010/Adaptada) A acidez e a basicidade so importantes propriedades relacionadas s substncias orgnicas. Essas propriedades possuem relao direta com a reatividade e a purificao dos compostos orgnicos. Considerando essas informaes e as estruturas apresentadas a seguir, considere as afirmaes: I) Os nomes dos compostos A, B e C so 4-metil-fenol, fenol e 4-nitro-fenol, respectivamente. II) O grupo metil (-CH3) exerce efeito indutivo doador (I+) III) A ordem crescente dos valores de pK para os compostos acima : pKC pKB pKA Est(o) correta(s):

Questão
2010Química

(UFES 2010) A acidez e a basicidade so importantes propriedades relacionadas s substncias orgnicas. Essas propriedades possuem relao direta com a reatividade e a purificao dos compostos orgnicos. Considerando essas informaes e as estruturas apresentadas a seguir, faa o que se pede. a) D o nome oficial (IUPAC) das substncias A, B eC. b) Coloque em ordem crescente de acidez as substncias A, BeC. c) Explique a diferena de acidez entre as substncias A, B eC. d) Escreva a equao balanceada da reao de B eC com quantidade estequiomtrica de NaOH.

Questão
2010Inglês

(Ufes 2010) Complete the following sentences with one of the words in the box. Do not repeat any word. any anyone anything no no one none some someone 1. He pointed out _______________ similar examples in linguistic practice in ancient Egypt. 2. Researchers tried to carry out an investigation of the effects of texting on younger children, but found _______________ willing to cooperate. 3. Shakespeare could have used _______________ deviation from the norm in his text and he would still be acclaimed as a genius. 4. _______________ modern scientist would dare to deny that the changes described in Darwins evolutionary theory happened gradually. 5. The carelessness of academic jargon is clear evidence that in the realm of language _______________ might be acceptable. A sequência correta que preenche as lacunas de 1 a 5, respectivamente, é:

Questão
2009História

(UFES - 2009) Em 1757, o Marqus de Pombal proibiu que se falasse outra lngua nas ruas que no o portugus e fez dele matria de ensino obrigatrio nas escolas. Assim, procurava garantir, pela difuso da lngua, a integridade territorial dos domnios ultramarinos da coroa. A vinda da corte, em 1808, assentaria de vez essa institucionalizao. A corte passou a polarizar atenes sobre o Rio de Janeiro, capital imperial, e todos os seus hbitos, entre eles o jeito de falar mais aportuguesado, ganharam um certo carter modelar para o restante do pas. A chegada da famlia real produziu um efeito de representao da unidade. A lngua portuguesa, assim, se torna smbolo importante da unio nacional, mas nem por isso deixou de exprimir a diversidade da nossa formao. O Globo, 21-03-2008 (adaptado). No texto, a expresso representao da unidade remete s implicaes poltico-culturais do uso da lngua portuguesa no Brasil a partir do sculo XVIII. Dentro desse contexto, INCORRETO afirmar que a lngua portuguesa se torna:

Questão
2009Matemática

Maria fez uma viagem de 8 dias. Em cada dia da viagem, a partir do segundo dia, ela percorreu metade da distância percorrida no dia anterior. No sexto dia, ela percorreu 48 km. A distância total, em quilômetros, percorrida durante os 8 dias de viagem foi

Questão
2007Biologia

(UFES 2007) Animais e plantas que se originam de outras comunidades e invadem um novo ambiente passam a interagir com os organismos que pertencem à comunidade local, estabelecendo uma nova rede de interações ecológicas. Muitos animais e plantas provenientes de diversos continentes, que invadiram recentemente o espaço urbano brasileiro, estão em harmonia com as condições locais. Em relação às espécies nativas do ecossistema urbano brasileiro, essas espécies exóticas são necessariamente consideradas:  

Questão
2007História

(Ufes 2007) "À grande transformação econômica da Idade do Bronze dá-se o nome de Revolução Urbana. Essa revolução correspondeu à passagem das comunidades agrícolas auto-suficientes para cidades, com comércio e artesanato especializado. A agricultura continuou como a principal atividade econômica, mas a economia, antes agrícola e pastoril, ganhou maior diversidade e complexidade com a multiplicação dos ofícios ou profissões e com o estabelecimento de um sistema regular de trocas. Assim, por volta de 3000 a.C., o Egito, a Mesopotâmia e o Vale do Indo já não eram mais um conjunto de aldeias de agricultores auto-suficientes, mas constituíam Estados, com uma complexa organização social." (AQUINO, R. S. et al. "História das sociedades, das comunidades primitivas às sociedades medievais". Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1980. p. 77-78. Adaptado.) Dos itens a seguir, o único que NÃO pode ser considerado característica da Revolução Urbana que resultou na formação da Civilização Mesopotâmica por volta de 3000 a.C. é

Questão
2006História

(Ufes 2006) No período monárquico brasileiro, foram introduzidas inovações representativas de progresso da época, por exemplo: 1852 - primeiros serviços de bondes urbanos, movidos por tração animal; 1852 - início da utilização do telégrafo; 1853 - início da navegação de cabotagem, por navios a vapor; 1854 - iluminação urbana a gás, no Rio de Janeiro; 1854 - inauguração do transporte ferroviário, por energia a vapor; 1862 - modernização dos bondes urbanos, movidos por locomotivas a vapor; 1874 - conexão entre Brasil e Europa, por cabo telegráfico submarino; 1877 - funcionamento das primeiras linhas telefônicas urbanas; 1877 - início da industrialização do açúcar, por meio de usinas; 1879 - iluminação elétrica, na Estação Central da Estrada de Ferro D. Pedro II; 1883 - geração de energia termoelétrica, em Campos dos Goytacazes-RJ; 1883 - geração de energia hidrelétrica, em Diamantina-MG; 1885 - inauguração da Estrada de Ferro do Corcovado, para fins turísticos. Mesmo assim, o movimento republicano caracterizava a monarquia como símbolo do atraso, apresentando-se como alternativa de progresso. Acerca da crise do Império, que culminou com a proclamação da República, é INCORRETO afirmar que:

Questão
2006Química

(Ufes 2006) A conversão de energia solar em energia elétrica pode ser feita através do uso de células fotovoltaicas. A maior parte das células fotovoltaicas em uso atualmente é feita de monocristal de silício. Outros materiais, como o asernieto de gálio, o telureto de cádmio, o sulfeto de cádmio e o biseleneto de cobre, de índio e de gálio, também são usados. A respeito da configuração eletrônica dos elementos que compôem a fórmula desses compostos, pode-se afirmar que a configuração 1s2 2s2 2p6 3s2 3p63d10 4s2 pertence ao íon:

Questão
2006Química

(Ufes 2006) O urânio, fonte de energia para usinas nucleares, é um mineral muito importante, encontrado em rochas sedimentares na crosta terrestre. No urânio presente na natureza, são encontrados átomos que têm em seu núcleo 92 prótons e 143 nêutrons (U-235), átomos com 92 prótons e 142 nêutrons (U-234) e outros, ainda, com 92 prótons e 146 nêutrons (U-238). Quanto às características, os átomos de urânio descritos são

Questão
2006Química

(Ufes 2006/Adaptada) A configuração eletrônica do átomo de cobalto é dada a seguir: Dado:(K(ps)(CoS) = 8,0 10-22). Considere as afirmações: I) Há 4 elétronsdesemparelhados no íon Co3+. II) Comparando oátomo de cobalto com os átomos de F, K e Br e colocando-osordem crescente de raio atômico, temos: R(F) R(Br) R(Co) R(K) III) Misturando 100,0 mL de solução de nitrato de cobalto (II) 0,01 mol/L com 100,0 mL de solução de sulfeto de sódio 0,01 mol/L, haverá formação doprecipitado CoS. IV) A menor concentração de sulfeto necessária para iniciar a precipitação dos íons Co2+ na forma de sulfeto de cobalto para100,0 mL de solução de nitrato de cobalto (II) 0,01 mol/L é 8,0.10-18mol/L. Quantas estão corretas?

Questão
2005Biologia

(UFES/2005) As formigas respiram por meio de:

Questão
2004Biologia

(UFES 2004) A esclerose múltipla é uma doença causada pela perda da bainha de mielina (desmielinização) dos neurônios. Essa alteração dos neurônios tem como consequência

1-15 de 49chevron right center