Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de História - UFES | Gabarito e resoluções

1-9 de 9
Questão
2009História

(UFES - 2009) Morre um homem por minuto em Ruanda. Um homem morre por minuto numa nao do continente onde o Homo Sapiens surgiu h um milho de anos [...] Para o ano 2000 s faltam seis, mas a Humanidade no ingressar no terceiro milnio, enquanto a frica for o tmulo da paz. (NUNES, Augusto. O Globo. 6 ago. 1994.) A persistente situao de instabilidade no Continente Africano resultado de diversos fatores histricos. Um desses fatores :

Questão
2009História

(UFES - 2009) Em 1757, o Marqus de Pombal proibiu que se falasse outra lngua nas ruas que no o portugus e fez dele matria de ensino obrigatrio nas escolas. Assim, procurava garantir, pela difuso da lngua, a integridade territorial dos domnios ultramarinos da coroa. A vinda da corte, em 1808, assentaria de vez essa institucionalizao. A corte passou a polarizar atenes sobre o Rio de Janeiro, capital imperial, e todos os seus hbitos, entre eles o jeito de falar mais aportuguesado, ganharam um certo carter modelar para o restante do pas. A chegada da famlia real produziu um efeito de representao da unidade. A lngua portuguesa, assim, se torna smbolo importante da unio nacional, mas nem por isso deixou de exprimir a diversidade da nossa formao. O Globo, 21-03-2008 (adaptado). No texto, a expresso representao da unidade remete s implicaes poltico-culturais do uso da lngua portuguesa no Brasil a partir do sculo XVIII. Dentro desse contexto, INCORRETO afirmar que a lngua portuguesa se torna:

Questão
2007História

(Ufes 2007) "À grande transformação econômica da Idade do Bronze dá-se o nome de Revolução Urbana. Essa revolução correspondeu à passagem das comunidades agrícolas auto-suficientes para cidades, com comércio e artesanato especializado. A agricultura continuou como a principal atividade econômica, mas a economia, antes agrícola e pastoril, ganhou maior diversidade e complexidade com a multiplicação dos ofícios ou profissões e com o estabelecimento de um sistema regular de trocas. Assim, por volta de 3000 a.C., o Egito, a Mesopotâmia e o Vale do Indo já não eram mais um conjunto de aldeias de agricultores auto-suficientes, mas constituíam Estados, com uma complexa organização social." (AQUINO, R. S. et al. "História das sociedades, das comunidades primitivas às sociedades medievais". Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1980. p. 77-78. Adaptado.) Dos itens a seguir, o único que NÃO pode ser considerado característica da Revolução Urbana que resultou na formação da Civilização Mesopotâmica por volta de 3000 a.C. é

Questão
2006História

(Ufes 2006) No perodo monrquico brasileiro, foram introduzidas inovaes representativas de progresso da poca, por exemplo: 1852 - primeiros servios de bondes urbanos, movidos por trao animal; 1852 - incio da utilizao do telgrafo; 1853 - incio da navegao de cabotagem, por navios a vapor; 1854 - iluminao urbana a gs, no Rio de Janeiro; 1854 - inaugurao do transporte ferrovirio, por energia a vapor; 1862 - modernizao dos bondes urbanos, movidos por locomotivas a vapor; 1874 - conexo entre Brasil e Europa, por cabo telegrfico submarino; 1877 - funcionamento das primeiras linhas telefnicas urbanas; 1877 - incio da industrializao do acar, por meio de usinas; 1879 - iluminao eltrica, na Estao Central da Estrada de Ferro D. Pedro II; 1883 - gerao de energia termoeltrica, em Campos dos Goytacazes-RJ; 1883 - gerao de energia hidreltrica, em Diamantina-MG; 1885 - inaugurao da Estrada de Ferro do Corcovado, para fins tursticos. Mesmo assim, o movimento republicano caracterizava a monarquia como smbolo do atraso, apresentando-se como alternativa de progresso. Acerca da crise do Imprio, que culminou com a proclamao da Repblica, INCORRETO afirmar que:

Questão
2004História

(UFES - 2004) Quando as embarcaes de Colombo aportaram na Amrica, de fato no a descobriram, pois muita gente j vivia em nosso continente. O que de fato ocorreu foi a integrao da Amrica ao continente europeu, ou, mais exatamente, sociedade mercantil. H quem pense que essa integrao foi um favor que os europeus civilizados prestaram aos indgenas brbaros. Isto no verdade. As sociedades nativas eram socialmente muito complexas e desenvolvidas e sua incorporao teve custos humanos imensos, graas a massacres cruis perpetrados pelos cristos civilizados da Europa. (PINSKY, J. et al. Histria da Amrica atravs de textos. So Paulo: Contexto, 1991, p. 11) Acerca das Altas Culturas pr-colombianas, NO correto afirmar que

Questão
2004História

(UFES -2004) Senhores da Assembleia Legislativa Provincial, Desejaro, senhores, entregar ao esquecimento os dolorosos eventos que abalaram a paz e a tranquilidade da provncia, desde o prximo passado ms de novembro. Naqueles dias, rebeldes haviam embebido nos nimos das classes menos pensadoras sentimentos prprios para lev-las ao exaltamento. Sob o pretexto da demisso do ministrio de 31 de maro, substitudo por um gabinete que fez renascer o programa de tolerncia e justia no Imprio, os revoltados julgaram que era chegada a ocasio de colocar em prtica nefandos projetos. O primeiro sinal da revolta apareceu na Vila do Po de Alho em fins de outubro, tentando o prprio comandante do destacamento da polcia sublev-lo. Em Olinda, marchando para fora da cidade, uma parte da guarda nacional aliciada e comandada por seus prprios chefes foi ocupar a Vila de Iguarass. Os diretores do movimento davam incremento insurreio por todos os meios, fazendo em seu delrio gemer a imprensa com as mais audaciosas e imorais publicaes, a ponto de apregoar dentro da prpria Capital, onde abundavam os elementos da desordem! Recife, 10 de abril de 1849. Manuel Vieira Tosta (RELATRIO do Presidente de Provncia de Pernambuco. Recife: Typografia de M. F. de Faria, 1849. http//www.brazil.crl.edu/bsd/bsd/u2362/000002.hmtl. Acesso em: 19 ago 2003. Adaptado) No relato sobre a Revoluo Praeira acima reproduzido, possvel identificar como uma importante razo do movimento a

Questão
1999História

(UFES - 1999) O processo de expanso da conquista territorial que culminou com a incorporao da Amaznia ao domnio portugus esteve vinculado a diferentes situaes. NO faz parte desse contexto o(a)

Questão
1999História

(UFES) A Declarao de Independncia das 13 Colnias Inglesas da Amrica do Norte, em 4 de julho de 1776, da qual Thomas Jefferson foi relator, consagrou, em seu texto, o princpio do (a):

Questão
1998História

(UFES - 1998) O colapso deflagrado no mundo pela crise financeira dos anos 20 teve como principal ato o craque da Bolsa de Valores de Nova York, em outubro de 1929. Como consequncia dessa crise, podemos destacar:

1-9 de 9