ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Uff 2012) “Aqui poderia eu concluir este livro, s

(Uff 2012) “Aqui poderia eu concluir este livro, se não tivesse dado o propósito de contribuir, na medida do possível, para aplacar a febre da imigração. (...) Eu vos peço, meus amigos, peço-vos encarecidamente e para vosso bem: meditai um momento e escutai a voz da razão, deixai que abrande a febre de partir para mundos remotos e considerai o passo que ides dar, antes que seja tarde.”

(DAVATZ, Thomas. Memórias de um colono no Brasil (1850). Tradução de Sérgio Buarque de Holanda. São Paulo. Martins Fontes/EDUSP, 1972, p. 188.)


Na passagem acima, Davatz procura alertar os seus conterrâneos suíços – e, de certa forma, também as autoridades europeias – para os graves problemas da emigração para o Brasil, a partir da experiência conhecida como colônias de parceria. O sistema organizado pelo Senador Vergueiro, em meados do século XIX, como forma de alternativa à mão de obra escrava, resultou em um grande fracasso, cujas razões podem ser encontradas

A

no alto custo do transporte, que deveria ser pago pelos próprios colonos e pela coexistência do trabalho do imigrante com o braço escravo, interferindo diretamente nas relações com os proprietários.

B

na desqualificação do trabalhador imigrante, que era desempregado nas cidades europeias e pouco afeito ao trabalho na agricultura, compondo um grupo marginal, que causou muitos problemas.

C

no desvio dos recursos destinados pelo governo imperial para cobrir os custos das viagens dos colonos, implicando a necessidade de os proprietários arcarem com todas as despesas, tomando o café produzido muito caro.

D

na pobreza das terras da fazenda Ibicaba, escolhida como laboratório para a experiência, o que exigia um grande esforço dos trabalhadores e resultava em baixa produção de café, tomando muito dispendioso o empreendimento.

E

na pouca oferta de mão de obra imigrante, pois o crescimento da economia europeia, no período, absorvia um grande número de trabalhadores, com altos salários, havendo pouco interesse dos europeus em se mudarem para a América.