ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFGD)Leia o texto para responder questo.MS: Polic

Geografia | Geografia Humana | Geografia Urbana | Regionalismo brasileiro | Centro-Sul
UFGD 2012UFGD GeografiaTurma ENEM Kuadro

(UFGD)

Leia o texto para responder à questão.

MS: Policia Federal apreende 1 tonelada de maconha em Ponta Porã

―Agentes da Polícia Federal em Ponta Porã (MS) apreenderam, na noite de quarta-feira, 09/02/2011) aproximadamente uma tonelada de maconha que era transportada em dois veículos nas saídas das cidades de Guia Lopes da Laguna e Bela Vista. Quatro homens foram presos‖.

(Disponível em: <http://www.portalms.com.br>. Acesso em: 10 fev. 2011).

As apreensões de drogas são comuns em Ponta Porã e em outros municípios adjacentes, como Guia Lopes da Laguna e Bela Vista, em decorrência

A

do intenso processo de mecanização do campo, causando desemprego entre trabalhadores que se obrigam a entrar no tráfico de drogas para sobreviverem.

 

B

do intenso tráfico de drogas resultante das facilidades encontradas pelos traficantes na transposição da fronteira seca entre Brasil e Paraguai, especificadamente na região de Ponta Porã e adjacências.

 

C

do controle pleno das áreas de fronteira, justamente pelo fato de a Polícia Federal possuir efetivo suficiente para efetuá-las.

 

D

da liberação oficial feita pelo Governo para o plantio de maconha no Paraguai, aumentando o tráfico para o Brasil.

 

E

do aumento na atuação dos cartéis de Cali e de Medelín, que controlam a produção da maconha no Paraguai e o tráfico até a cidade do Rio de Janeiro.