ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFJF - 2014) Leia o seguinte texto:O mercantilism

(UFJF - 2014) Leia o seguinte texto:

O mercantilismo envolve um conjunto de práticas e teorias econômicas desenvolvidas ao longo da Idade Moderna. Nesse contexto histórico, observamos a relevante associação entre os Estados nacionais, que buscavam meios de fortalecer seu poder político, e a classe burguesa, que era responsável pelo empreendimento das atividades comerciais. Essa experiência de longo prazo teve grande importância para a acumulação primitiva de capitais.

Disponível em: . Acesso em: 28 ago. 2014.

Sobre o mercantilismo, assinale a alternativa INCORRETA.

A

O termo “mercantilismo” se refere a um conjunto de práticas econômicas marcadas pelo controle do Estado.

B

O mercantilismo era a política econômica típica dos Estados no Antigo Regime, que também foram marcados pelo Absolutismo e pela sociedade estamental.

C

 Uma das características desse período é a adoção de padrões comuns de comércio, como a criação de tributos, moedas, pesos e medidas compartilhados, o que facilitava o controle centralizado.

D

O colonialismo era um de seus elementos fundamentais, pois, com o monopólio comercial as colônias mantinham-se em situação periférica e complementar à Metrópole.

E

A teoria da balança comercial favorável defendia uma maior entrada de produtos importados, de forma a fomentar o comércio e aumentar o acúmulo de capitais.