Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Geografia - UFJF 2017 | Gabarito e resoluções

1-4 de 4
Questão
2017Geografia

(Ufjf-pism 2 2017) Leia o texto: A atual populao indgena brasileira, segundo dados do Censo Demogrfico realizado pelo IBGE em 2010, de 896,9 milindgenas. De acordo com a pesquisa, foram identificadas 305etnias, das quais a maior a Tikna, com 6,8%da populao indgena. Tambm foram reconhecidas 274lnguas. Dos indgenas com 5anos ou mais de idade, 37,4%falavam uma lngua indgena e 76,99% falavam portugus. Os Povos Indgenas esto presentes nas cinco regies do Brasil, sendo que a regio Norte aquela que concentra o maior nmero de indivduos, 342,8 mil,e o menor no Sul, 78,8 mil.Do total de indgenas no Pas, 502.783vivem na zona rural e 315.180habitam as zonas urbanas brasileiras. Adaptado de: http://www.brasil.gov.br/governo/2015/04/populacao-indigena-no-brasil-e-de-896-9-mil.Acesso em 22/08/2016. Os Povos Indgenas resistem no territrio brasileiro, ainda que enfrentando graves problemas e conflitos. Os nmeros acima demonstram, em parte, a diversidade dessas populaes: 305 etnias e 274 lnguas. Sobre a ocupao indgena no Brasil correto afirmar que:

Questão
2017Geografia

(Ufjf-pism/2017) Há cerca de um quarto de século, durante a queda do Muro de Berlim, havia 16 muros fronteiriços espalhados pelo mundo. Atualmente há 40.000 km de muros construídos ou já projetados, o que daria uma volta completa no planeta. Sobre os muros fronteiriços, pode-se afirmar que: I. são construídos para conter o fluxo de imigrantes clandestinos e refugiados nas fronteiras de países com condições de vida mais favoráveis que as de seus países de origem. II. a barreira erguida entre EUA e México é um obstáculo à circulação de mercadorias e capitais financeiros pelas suas fronteiras, inviabilizando o livre comércio entre esses países. III. o muro construído na Cisjordânia é uma tentativa de impedir o intenso fluxo de imigrantes palestinos que buscam melhores oportunidades de trabalho em território israelense. Assinale a opção CORRETA:

Questão
2017Geografia

(Ufjf-pism 3 2017) Leia os trechos abaixo sobre o perodo da Guerra Fria e responda ao que se pede: A grande descoberta dos EUA foi que, para manter a hegemonia conquistada durante a Segunda Guerra, era necessrio recuperar a economia e o tecido poltico europeu e japons. Em vez de pases frgeis, precisava de aliados para a Guerra Fria e consumidores para a sua indstria (muito maior do que as reais necessidades do seu mercado interno). O acordo de Bretton Woods, complementado pelo Plano Marshall, garantiu um volume de moeda que viabilizou a relao demanda-produo. PADRS, E. S. Capitalismo, prosperidade e Estado de Bem-Estar Social. In: O Sculo XX. O tempo das crises. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2005, p. 235. A oeste, graas ao avano das tropas soviticas at Berlim, foi possvel, em primeiro lugar, anexar URSS importantes territrios: os chamados Estados blticos (Letnia, Estnia e Litunia), a parte oriental da Polnia e uma poro da Romnia transformada em Repblica Sovitica da Moldvia. (...). Na rea da Europa Central (Polnia, Tchecoslovquia, Alemanha Oriental e, depois, Repblica Democrtica Alem (RS), Hungria, Romnia, Albnia, Bulgria e Iugoslvia), quase toda ocupada pelos exrcitos soviticos, a expectativa de Moscou era formar um cinturo de Estado no mnimo no hostis. REIS, D. A. O mundo socialista: expanso e apogeu. In: O Sculo XX. O tempo das dvidas. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2002, p. 17. Em relao aos dois trechos selecionados CORRETO afirmar que eles se referem:

Questão
2017Geografia

(UFJF) A disputa entre a Rssia e a Ucrnia pelo controle da Crimeia se agravou em fevereiro de 2014. No incio de maro, aps a queda do ento presidente ucraniano Victor Ianukovici, Moscou enviou tropas para a Repblica Autnoma da Crimeia atravs do Mar Negro. Em 16 de maro, a sua populao aprovou por referendo a sua independncia da Ucrnia, no reconhecida pelos EUA e pela Unio Europeia. No dia seguinte, o presidente russo, Vladimir Putin, assinou decreto reconhecendo a independncia da pennsula. Sobre a pennsula da Crimeia, pode-se afirmar que: I. uma regio estratgica para a Rssia, pois lhe fornece acesso ao Mar Negro, facilitando o controle do canal que liga o Mar Negro ao Mar de Azov. II. cerca das 2 milhes de pessoas que residem na pennsula da Crimeia, mais da metade se considera de origem russa e, inclusive, fala russo no dia a dia. III. cerca de 1/3 das exportaes russas de gs Unio Europeia passam pela Crimeia, e a Europa importa da Rssia cerca de um tero do gs que consome. Assinale a opo CORRETA:

1-4 de 4