ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Ufjf-pism 2 2017)Leia o texto:A atual populao ind

Geografia | Geografia Humana | Geografia Urbana | Regionalismo brasileiro | Norte
UFJF 2017UFJF GeografiaTurma ENEM Kuadro

(Ufjf-pism 2 2017)  

Leia o texto:

A atual população indígena brasileira, segundo dados do Censo Demográfico realizado pelo IBGE em 2010, é de 896,9 mil indígenas. De acordo com a pesquisa, foram identificadas 305 etnias, das quais a maior é a Tikúna, com 6,8% da população indígena. Também foram reconhecidas 274 línguas. Dos indígenas com 5 anos ou mais de idade, 37,4% falavam uma língua indígena e 76,99% falavam português.

Os Povos Indígenas estão presentes nas cinco regiões do Brasil, sendo que a região Norte é aquela que concentra o maior número de indivíduos, 342,8 mil, e o menor no Sul, 78,8 mil. Do total de indígenas no País, 502.783 vivem na zona rural e 315.180 habitam as zonas urbanas brasileiras.

Adaptado de: http://www.brasil.gov.br/governo/2015/04/populacao-indigena-no-brasil-e-de-896-9-mil. Acesso em 22/08/2016.

Os Povos Indígenas resistem no território brasileiro, ainda que enfrentando graves problemas e conflitos. Os números acima demonstram, em parte, a diversidade dessas populações: 305 etnias e 274 línguas.

Sobre a ocupação indígena no Brasil é correto afirmar que:

A

a densidade demográfica nos territórios indígenas é muito alta devido à territorialidade dessas populações que necessitam de maiores espaços para a manutenção das suas práticas tradicionais de pesca, caça, coleta e agricultura.

B

a maior quantidade de demarcações de terras indígenas no Brasil ocorre sobretudo nas regiões Norte e Nordeste, devido ao vazio demográfico existentes nestas regiões, para onde a Funai consegue deslocar os povos indígenas.

C

ainda convivemos com altos índices de homicídios da população indígena que continua sofrendo diferentes formas de violência ensejadas pelo capital urbano-industrial e agrário que avança sobre os territórios indígenas.

D

os estudos do IBGE omitem, ao falar sobre as 274 línguas, que existem somente três troncos linguísticos indígenas no Brasil, sendo, os demais, derivações ou desdobramentos dos troncos Tupi, Macro-Jê e Banto.

E

no Estado de Minas Gerais as populações indígenas desapareceram em meados do século XX devido à ampliação das atividades urbano-industriais e agrárias, restando apenas alguns indivíduos isolados nos meios urbanos.