ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Ufjf-pism 3 2017)Leia os trechos abaixo sobre o p

Geografia | Geografia Humana | Geopolítica | Guerra Fria | Mundo bipolar (EUA X URSS)
UFJF 2017UFJF GeografiaTurma ENEM Kuadro

(Ufjf-pism 3 2017)

Leia os trechos abaixo sobre o período da Guerra Fria e responda ao que se pede:

“A grande descoberta dos EUA foi que, para manter a hegemonia conquistada durante a Segunda Guerra, era necessário recuperar a economia e o tecido político europeu e japonês. Em vez de países frágeis, precisava de aliados para a Guerra Fria e consumidores para a sua indústria (muito maior do que as reais necessidades do seu mercado interno). O acordo de Bretton Woods, complementado pelo Plano Marshall, garantiu um volume de moeda que viabilizou a relação demanda-produção”.

PADRÓS, E. S. Capitalismo, prosperidade e Estado de Bem-Estar Social. In: O Século XX. O tempo das crises. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005, p. 235.

“A oeste, graças ao avanço das tropas soviéticas até Berlim, foi possível, em primeiro lugar, anexar à URSS importantes territórios: os chamados Estados bálticos (Letônia, Estônia e Lituânia), a parte oriental da Polônia e uma porção da Romênia – transformada em República Soviética da Moldávia. (...). Na área da Europa Central (Polônia, Tchecoslováquia, Alemanha Oriental e, depois, República Democrática Alemã (RS), Hungria, Romênia, Albânia, Bulgária e Iugoslávia), quase toda ocupada pelos exércitos soviéticos, a expectativa de Moscou era formar um cinturão de Estado no mínimo não hostis”.

REIS, D. A. O mundo socialista: expansão e apogeu. In: O Século XX. O tempo das dúvidas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002, p. 17.

Em relação aos dois trechos selecionados é CORRETO afirmar que eles se referem:

A

às ações desenvolvidas pelos EUA e URSS para conciliarem os princípios do capitalismo e do comunismo na Europa e no Japão.

B

às disputas por zonas de influências política e ideológica travadas entre Estados Unidos e União Soviética.

C

às estratégias utilizadas pelos soviéticos no sentido de fortalecerem a construção do “socialismo em um só país”, defendida por Stalin.

D

às táticas adotadas por EUA e URSS no sentido de fortalecerem suas posições isolacionistas em relação ao mundo europeu.

E

às transformações que ocorreram no momento seguinte à Segunda Guerra Mundial e que levaram ao conflito aberto, direto e violento entre EUA e URSS.