ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFJF - 2018) Leia atentamente os documentos abaix

(UFJF - 2018)  Leia atentamente os documentos abaixo:

Documento 1

 

Documento 2

 

Documento 3

"Foi no Renascimento que se sistematizou uma forma de representar o espaço real e tridimensional (realidade) partindo de uma abstração matemática que ficou conhecida como perspectiva. Na Renascença, quase toda pintura obedecia a esse método de representação. A perspectiva era um expediente geométrico que produzia a ilusão da realidade, mostrando os objetos no espaço em suas posições e tamanhos corretos. A perspectiva capta os fatos visuais e os estabiliza, transformando o ponto fixo de um observador para o qual o mundo todo converge."

Ao comparar os três documentos apresentados, é CORRETO afirmar que:

A

Os pintores do Renascimento desconheciam as correlações possíveis entre a Geometria e a produção artística.

B

A busca da tridimensionalidade realista foi a tônica da arte usada na construção de Igrejas durante a Idade Média, aspecto perpetuado pela Renascença.

C

A técnica da perspectiva inventada no Renascimento encontra-se ainda presente em recursos atuais de produção de imagens, tais como a fotografia e o cinema.

D

Durante a Renascença, a fotografia era uma técnica disseminada enquanto recurso voltado à representação de lugares, pessoas e paisagens.

E

As técnicas utilizadas na pintura de tipo renascentista originaram-se na América e expandiram-se para a Itália e França após o século XIV.