ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFMG 2015)Leia o texto a seguir.As discusses sobr

Sociologia | globalização | mundialização do sistema capitalista
UFMG 2015UFMG SociologiaTurma ENEM Kuadro

(UFMG 2015) 

Leia o texto a seguir.

As discussões sobre mercado e relações de trabalho no Brasil envolvem velhas e novas questões. As velhas questões referem-se à história do trabalho no país, em que o processo de assalariamento não constituiu um sistema universal de direitos. (...) As questões novas do debate sobre trabalho e proteção social decorrem da forma como o Brasil se inseriu recentemente no processo de globalização e internacionalização das atividades produtivas e de como as mudanças provocadas pela abertura econômica e financeira redefiniram a agenda de discussão sobre mercado e relações de trabalho.

Disponível em: http://goo.gl/PYqDbC. Acesso em: 28 jun. 2014.

 

Considerando as mudanças ocorridas no mercado de trabalho no Brasil na década de 1990 bem como os processos de globalização e a abertura da economia, é CORRETO afirmar que

A

a despeito das crises dos mercados emergentes, ao longo da década de 1990, observa-se no Brasil, expressivo aumento do mercado de trabalho formal, com ampliação da seguridade social.

B

as crises financeiras em mercados emergentes, como México (1994/1995), países asiáticos (1997) e Rússia (1998), não afetaram a economia brasileira e tampouco, o mercado de trabalho.

C

o período da década de 1990 caracteriza-se, no Brasil, por uma ampliação do número de assalariados sem carteira profissional, especialmente nas empresas menores e no serviço doméstico.

D

o período da década de 1990 caracteriza-se, no Brasil, por uma redução expressiva da participação das pessoas ativas no trabalho por conta própria, assim como no trabalho não remunerado.