Gabarito UFMS - Provas Anteriores

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-8 de 8
Questão
2020Português

(UFMS - 2020) Considere o trecho para responder (s) quest(es) seguir: Convenincia Olhai, oh Senhor, os jovens nos postos de gasolina. Apiedai-vos dessas pobres criaturas a desperdiar as mais belas noites de suas juventudes sentadas no cho, tomando Smirnoff Ice, entre bombas de combustveis e pes de queijo adormecidos. Ajudai-os, meu pai: eles no sabem o que fazem. So Paulo no tem praas, eu sei. As ruas so violentas, verdade, mas nem tudo est perdido. Salvai-me do preconceito e da tentao, oh Pai, de dizer que no meu tempo tudo era lindo, maravilhoso. [...] Talvez exista alguma poesia em passar noite aps noite sentado na soleira de uma loja de convenincia, e desfilar com a chave do banheiro e sua tabuinha, em gastar a mesada em chicletes e palha italiana. Explica-me o mistrio, numa viso, ou arrancai-os dali. s o que vos peo, humildemente, no ano que acaba de nascer. Obrigado, Senhor. PRATA, Antonio. Convenincia. O Estado de S. Paulo. So Paulo, 11 jan. 2008. (Adaptado). A palavra aps recebe acento grfico por ser:

Questão
2020Biologia

(UFMS - 2020) Alguns predadores insetvoros com estratgia senta-e-espera utilizam as flores entomfilas como stio de forrageamento, as quais atraem polinizadores que passam a ser presas potenciais. Aranhas Thomisidae so predadores comuns em flores nas quais utilizam de sua camuflagem para emboscar insetos com suas pernas dianteiras raptoriais. Essas aranhas escolhem seus stios de forrageamento avaliando estmulos tteis, visuais ou ainda odores, que so atrativos para outros visitantes florais. Sabendo que as aranhas Thomisidae so as principais predadoras de insetos polinizadores em uma determinada regio, assinale a alternativa que explica corretamente os provveis efeitos da presena das aranhas sobre a reproduo das plantas com flores por entomofilia.

Questão
2015Biologia

(Ufsm 2015) Um menino apaixonado por peixes resolveu montar um aquário em sua casa. Em uma loja, adquiriu três espécies diferentes, levando em consideração o aspecto visual: peixe-palhaço (Amphiprion ocellaris, espécie marinha), peixe-anjo-imperador (Pomacanthus imperator, espécie marinha) e peixinho-dourado (Carassius auratus, espécie de água doce). Todas as espécies foram colocadas no mesmo aquário, que estava preenchido com água de torneira desclorada. As duas espécies marinhas incharam e morreram rapidamente, e apenas o peixe-dourado sobreviveu. Depois do ocorrido, o menino descobriu que os indivíduos das duas espécies marinhas morreram, porque a água do aquário funcionava como uma solução ________________ em relação aos seus fluidos corporais, ocorrendo um __________________________ que causou o inchaço por __________________________. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

Questão
2008Física

(Ufms 2008) Seja um rio sem curvas e de escoamento sereno sem turbulências, de largura constante igual a L. Considere o escoamento representado por vetores velocidades paralelos às margens e que cresce uniformemente com a distância da margem, atingindo o valor máximo vmáx no meio do rio. A partir daí a velocidade de escoamento diminui uniformemente atingindo o valor nulo nas margens. Isso acontece porque o atrito de escoamento é mais intenso próximo às margens. Um pescador, na tentativa de atravessar esse rio, parte da margem inferior no ponto O com um barco direcionado perpendicularmente às margens e com velocidade constante em relação à água, e igual a u. As linhas pontilhadas, nas figuras, representam possíveis trajetórias descritas pelo barco ao atravessar o rio saindo do ponto O e chegando ao ponto P na margem superior. Com fundamentos nos conceitos da cinemática, assinale a alternativa CORRETA.

Questão
2008Biologia

(UFMS 2008) A revista PESQUISA FAPESP, edição online de 27/11/2007, publicou matéria intitulada "Etanol de quê? A cana é hoje a melhor opção para produzir álcool, mas o milho, e, sobretudo a mandioca, também têm bom potencial". O álcool é produzido por processo de fermentação do açúcar. Assinale a alternativa que indica o nome dado ao açúcar da cana, classificado como dissacarídeo:

Questão
2007História

(UFMS 2007) Sobre a história do Rio Grande do Sul, espaço fronteiriço do Brasil meridional, nos séculos dezoito e dezenove, é correto afirmar:

Questão
2007Inglês

(Ufms 2007) From the saying A coward dies a thousand times before his death. The valiant never taste of death but once, - by William Shakespeare in Julius Caesar, one might infer that

Questão
2006Física

(Ufms 2006) Um carro move-se com velocidade constante de 60 km/h. Começa a chover e o motorista observa que as gotas de água da chuva caem formando um ângulo de 30 com a vertical. Considerando que, em relação à Terra, as gotas caem verticalmente, qual a velocidade em que as gotas de água caem em relação ao carro?

1-8 de 8
NOVIDADES
Kuadro