ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFMS 2007) Sobre a história do Rio Grande do Sul,

(UFMS 2007) Sobre a história do Rio Grande do Sul, espaço fronteiriço do Brasil meridional, nos séculos dezoito e dezenove, é correto afirmar:

A

O objetivo da colonização açoriana, a partir de meados do século dezoito, foi estratégico, pois visava estabelecer latifúndios agroexportadores que defendessem o domínio da Coroa Espanhola no Brasil meridional.

B

A produção de charque, iniciada na 2a metade do século dezenove, com mão de obra majoritariamente livre, destinava-se ao mercado interno.

C

A parcela da elite rio-grandense, que se revoltou contra o Império, na Guerra Farroupilha, defendia o Federalismo, pois seus interesses políticos e econômicos não eram atendidos pelo centralismo monárquico.

D

Entre os objetivos da imigração alemã, que se iniciou no final do século dezoito, estavam o desenvolvimento da agricultura monocultora, a disseminação da pequena propriedade e a obtenção de soldados para auxiliar na defesa do Império. 

E

À semelhança dos imigrantes italianos que vinham para São Paulo e empregavam-se nas fazendas de café, os que vinham para o Rio Grande do Sul destinavam-se a substituir o trabalho escravo, sem a possibilidade de se tornarem produtores autônomos.