ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFMS - 2009) Em dezembro de 1978, a capital do Ir

(UFMS - 2009) Em dezembro de 1978, a capital do Irã, Teerã, foi invadida por dois milhões de iranianos, que saíram às ruas em protesto contra o governo do xá Reza Pahlevi. Era o auge de uma crise que mudaria radicalmente o cenário político do país. No início de 1979, um mês depois dos grandes protestos de Teerã, incapaz de resistir à pressão popular, o xá Reza Pahlevi fugiu do país. A queda da monarquia e a tomada do poder pelos fundamentalistas xiitas ficaram conhecidas como Revolução Islâmica. Em plebiscito, os iranianos optaram pelo sistema presidencialista de governo e, com a aprovação da nova Constituição, em abril de 1979, o Irã foi oficialmente declarado uma República Islâmica.

Sobre o processo político iraniano antes e depois da Revolução Islâmica, assinale a alternativa correta.

A

A República Islâmica iraniana baseia-se num regime de governo presidencialista, dividido entre: o poder secular, exercido por um presidente eleito pelo voto universal, que, além de comandar os assuntos estratégicos, controla as Forças Armadas, o Poder Judiciário e parte do Legislativo; e o poder religioso, exercido por um aiatolá, que, submetido ao presidente eleito, é responsável pela coordenação das políticas governamentais e pelo controle da hierarquia religiosa do país.

B

Além de mudanças profundas na estrutura política interna, a Revolução Islâmica iraniana trouxe transformações radicais nas relações internacionais do país, uma vez que a ascensão dos fundamentalistas xiitas ao poder permitiu um melhor contato cultural do Irã com países islâmicos do Oriente Médio, a exemplo de seu tradicional aliado, o Iraque, além de permitir uma abertura maior do país em relação ao Ocidente, dificultada durante todo o período da monarquia de caráter ultranacionalista do xá Reza Pahlevi.

C

A Revolução Islâmica iraniana foi resultado de um longo processo histórico iniciado em 1921, quando, por meio de um golpe de Estado que derrubou o então presidente Mahmoud Ahmadinejad, ascendeu ao poder o aiatolá Ruhollah Khomeini, que implantou uma prática política nacionalista e ocidentalizante, caracterizada, entre outras medidas, pela mudança do nome do país de Irã para Pérsia, pela retomada dos antigos contratos de exploração petrolífera firmados com empresas inglesas e pela abolição do uso obrigatório do véu pelas mulheres.

D

A Revolução Islâmica no Irã constituiu-se em fator preponderante para a redefinição das estratégias econômicas e geopolíticas norte-americanas no Oriente Médio, uma vez que, ao contrário da monarquia do xá Reza Pahlevi, tradicional aliada da União Soviética na região, o regime teocrático pró-ocidental iraniano, controlado pelos fundamentalistas xiitas, apoiou e continua a dar apoio à invasão dos Estados Unidos no Iraque, país que desde a ascensão do sunita Sadam Hussein ao poder, em 1980, disputava com o Irã o controle da produção de petróleo no Golfo Pérsico.

E

No modelo de República Islâmica, instaurado no Irã com a revolução de 1979, o governo é dividido entre o poder laico, exercido por um presidente eleito pelo voto universal e que é o responsável pela coordenação das políticas governamentais, e o poder religioso, exercido por um aiatolá, ou seja, um alto sacerdote da religião muçulmana, que, sobrepondo-se ao presidente, como líder supremo, comanda os assuntos estratégicos, controla as Forças Armadas, o Poder Judiciário, parte do Legislativo e a hierarquia religiosa do país.