(UFMS 2010) Leia o texto abaixo e, a seguir, assin

(UFMS 2010) Leia o texto abaixo e, a seguir, assinale a(s) proposição(ões) correta(s):

"Um sapo sem pulmão acaba de ser descoberto na ilha de Bornéu, na Indonésia. Trata-se do primeiro caso confirmado do tipo e, segundo os cientistas responsáveis pelo estudo, a espécie aquática Barbourula kalimantanensis aparentemente respira através da pele. (...) Duas populações da espécie, sobre a qual havia relatos, foram encontradas durante recente expedição dos pesquisadores. (...) De todos os tetrápodes, vertebrados terrestres com quatro membros, sabe-se que a ausência de pulmões ocorre apenas em anfíbios. São conhecidas algumas espécies de salamandras sem o órgão, além de uma cobra-cega. Para os autores do estudo, a descoberta de uma rara espécie de sapo em Bornéu reforça a ideia de que pulmões sejam uma característica maleável nos anfíbios. Como a Bkalimantanensis vive em água corrente e fria, a ausência de pulmões poderia ser uma adaptação para uma combinação de fatores, como um meio com mais oxigênio, o baixo metabolismo do animal, o achatamento do corpo que aumenta a área superficial da pele e a preferência por afundar em relação a boiar."

Os sapos, as salamandras e as cobras-cegas são anfíbios.

I. Além dos anfíbios, minhocas também possuem respiração cutânea.

II. Apesar do baixo metabolismo, a B. kalimantanensis é um animal endotérmico, como todos os anfíbios.

III. Por ter somente respiração cutânea, a B. kalimantanensis precisa manter a pele sempre úmida. Por essa razão, sua dependência de viver no meio aquático é maior do que a dos sapos que possuem pulmões.

IV. Nos anfíbios, quando os pulmões estão ausentes, há apenas a circulação do sangue venoso.

V. O baixo metabolismo está associado com rápida digestão do alimento e alta taxa de natalidade.

É correto o que se afirma em:

I e II.

I, II e III.