ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFMS)As geotecnologias so um conjunto de tecnolog

Geografia | Geografia Física | Cartografia | Sensoriamento remoto
UFMS 2018UFMS GeografiaTurma ENEM Kuadro

(UFMS) 

As geotecnologias são um conjunto de tecnologias destinadas à coleta e ao tratamento de informações espaciais (ROSA, 2005). Almeida (2009) complementa que as geotecnologias envolvem a utilização de um conjunto de recursos computacionais e metodológicos para o cumprimento de suas funções, entre esses, os Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) e o Sensoriamento Remoto.

Com base nos conceitos apresentados, indique a alternativa que representa corretamente as modernas tecnologias aplicadas à cartografia.

A

Os sistemas GPS, GLONAS e GNSS são utilizados em softwares que elaboram mapas digitais de forma automatizada. 

B

O Sensoriamento Remoto é uma aquisição de dados geoespaciais, informações de refletância, dentro de faixas do espectro eletromagnético, sem o contato físico com o alvo, assim, considera-se uma foto do smartphone uma das rotinas de Sensoriamento Remoto. 

C

O software Google Earth Pro é uma ferramenta que possibilita a consulta geoespacial de imagens de satélite de alta resolução espacial, o cálculo de distâncias e áreas utilizando ferramentas de dimensões e a manipulação e exportação de dados de SIGs. 

D

O Sistema de Informações Geográficas é apenas um programa de computador utilizado para a confecção de mapas digitais, utilizando ferramentas automatizadas. 

E

As Geotecnologias atualmente não necessitam dos chamados peopleware (pessoas que operam computadores) e usa a Inteligência Artificial para a confecção de mapas.