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Questões de Português - UFMS | Gabarito e resoluções

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Questão
2020Português

(UFMS - 2020) Considere o trecho para responder (s) quest(es) seguir: Convenincia Olhai, oh Senhor, os jovens nos postos de gasolina. Apiedai-vos dessas pobres criaturas a desperdiar as mais belas noites de suas juventudes sentadas no cho, tomando Smirnoff Ice, entre bombas de combustveis e pes de queijo adormecidos. Ajudai-os, meu pai: eles no sabem o que fazem. So Paulo no tem praas, eu sei. As ruas so violentas, verdade, mas nem tudo est perdido. Salvai-me do preconceito e da tentao, oh Pai, de dizer que no meu tempo tudo era lindo, maravilhoso. [...] Talvez exista alguma poesia em passar noite aps noite sentado na soleira de uma loja de convenincia, e desfilar com a chave do banheiro e sua tabuinha, em gastar a mesada em chicletes e palha italiana. Explica-me o mistrio, numa viso, ou arrancai-os dali. s o que vos peo, humildemente, no ano que acaba de nascer. Obrigado, Senhor. PRATA, Antonio. Convenincia. O Estado de S. Paulo. So Paulo, 11 jan. 2008. (Adaptado). A palavra aps recebe acento grfico por ser:

Questão
2018Português

(UFMS PASSE/2018 - 2020) Leia a letra da cano Queixa, de Caetano Veloso. Queixa Um amor assim delicado Voc pega e despreza No devia ter despertado Ajoelha e no reza Dessa coisa que mete medo Pela sua grandeza No sou o nico culpado Disso eu tenho a certeza (...) Voc pensa que eu tenho tudo E vazio me deixa Mas Deus no quer Que eu fique mudo E eu te grito esta queixa Princesa Surpresa Voc me arrasou Serpente Nem sente que me envenenou Senhora e agora Me diga aonde eu vou Amiga Me diga (VELOSO, Caetano. Queixa. Intrprete: Caetano Veloso. In: Cores,nomes. PHILIPS, 1982, CD, Faixa 1). O trovadorismo o perodo literrio que rene os primeiros registros poticos da literatura de Lngua Portuguesa. Aconteceu entre os sculos XII e XV, perodo conhecido como Idade Mdia. As principais produes literrias do trovadorismo foram as cantigas, sendo geralmente vinculadas msica e s novelas de cavalaria. Na cano acima, h vrias referncias s cantigas medievais. Assinale a alternativa que contm essas referncias.

Questão
2018Português

(UFMS - 2018) Leia o texto a seguir: ltimo poema Agora deixa o livro volta os olhos para a janela a cidade a rua o cho o corpo mais prximo tuas prprias mos: a tambm se l MARQUES, Ana Martins. O livro das semelhanas. So Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 29. Em O livro das semelhanas (2015), a poeta Ana Martins Marques aproxima-se de uma espcie de esttica do cotidiano, em poemas nos quais a sensibilidade pode ser objeto da poesia a partir de relaes estabelecidas com sensaes ou objetos do senso comum. Em ltimo poema, o eu lrico:

Questão
2015Português

(UFMS - 2015) A Lenda da Mandioca (lenda dos ndios Tupi) Nasceu uma indiazinha linda e a me e o pai tupis espantaram-se: - Como branquinha 1estacriana! E era mesmo. Perto dos outros curumins da taba, parecia um raiozinho de lua. Chamaram-na Mani. Mani era 2linda, silenciosa e 3quieta. Comia 4pouco e pouco bebia. Os pais preocupavam-se. - V brincar, Mani, dizia o pai. - Coma um 5pouco mais, dizia a me. Mas a menina continuava quieta, cheia de sonhos na cabecinha. Mani parecia esconder um mistrio. Uma bela manh, no se levantou da rede. O paj foi chamado. Deu ervas e bebidas menina. Mas no atinava com o que tinha Mani. Toda a tribo andava triste. Mas, deitada em sua rede, Mani sorria, sem doena e sem dor. E sorrindo, Mani morreu. Os pais a enterraram dentro da prpria oca. E regavam sua cova todos os dias, como era costume entre os ndios Tupis. Regavam com lgrimas de saudade. Um dia perceberam que do tmulo de Mani rompia uma plantinha verde e viosa. - Que planta ser esta? Perguntaram, admirados. Ningum a conhecia. - melhor deix-la crescer, resolveram os ndios. E continuaram a regar o brotinho mimoso. A planta desconhecida crescia depressa. 6Poucas luas se passaram e ela estava altinha, com um caule forte, que at fazia a terra se rachar em torno. - A terra parece fendida, comentou a me de Mani. - Vamos cavar? E foi o que fizeram. Cavaram pouco e, flor da terra, viram umas razes grossas e morenas, quase da cor dos curumins, nome que do aos meninos ndios. Mas, sob a casquinha marrom, l estava a polpa branquinha, quase da cor de Mani. Da oca de terra de Mani surgia uma nova planta! - Vamos cham-la Mani-oca, resolveram os ndios. - E, para no deixar que se perca, vamos transformar a planta em alimento! Assim fizeram! Depois, fincando outros ramos no cho, fizeram a primeira plantao de mandioca. E at hoje entre os ndios do Norte e Centro do Brasil este um alimento muito importante. E, em todo Brasil, quem no gosta da plantinha misteriosa que surgiu na casa de Mani? Fonte: GIACOMO, Maria T. C. de.Lendas brasileiras, n.7. 2 ed. Edies Melhoramentos: So Paulo, 1977. (adaptado) Considerando princpios ortogrficos, fonolgicos e morfolgicos da lngua portuguesa, considere as afirmativas a seguir. I. Se inserido acento na slaba final de esta (ref. 1), altera-se tonicidade, mas mantm-se inalterada classe de palavra. II. Em linda (ref. 2), assim como em quieta (ref. 3), verifica-se ocorrncia de um fonema representado por duas letras. III. Diferentemente de pouco (refs. 4 e 5), a palavra Poucas (ref. 6), flexiona-se para concordar com o nome que a acompanha. Est(o) correta(s)

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