Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Filosofia - UFPA | Gabarito e resoluções

1-15 de 26chevron right center
Questão
2014Filosofia

(UFPA/2014) A pólis diferenciava-se do lar pelo fato de somente conhecer iguais, ao passo que a família era o centro da mais severa desigualdade. Ser livre significava ao mesmo tempo não estar sujeito às necessidades da vida nem ao comando de outro e também não comandar. Não significava domínio, como também não significava submissão. Assim, dentro da esfera da família, a liberdade não existia, pois o chefe da família, seu dominante só era considerado livre na medida em que tinha o poder de deixar o lar e ingressar na esfera política, onde todos eram iguais. É verdade que essa igualdade na esfera política tem muito pouco em comum com o nosso conceito de igualdade; significava viver entre pares e lidar somente com eles (...). (Hannah Arendt, A Condição Humana, 11. ed. p. 38-39, Rio de Janeiro: Forense Universitária: 2010). Para Hanna Arendt, o antigo pensamento político baseava-se em uma distinção entre a esfera da pólis, em que o indivíduo exercita sua cidadania e a esfera da família. Tal distinção se sustenta na ideia de que

Questão
2013Filosofia

(Ufpa 2013) Originalmente concebida e acionada para emancipar os homens, a moderna ciência está hoje a serviço do capital, contribuindo para a manutenção das relações de classe. A ciência e a técnica nas mãos dos poderosos [...] controlam a vida dos homens, subjuga-os ao interesse do capital. A produção de bens segue uma lógica técnica, e não à lógica das necessidades reais dos homens. FREITAG, B. A teoria Crítica ontem e hoje, São Paulo: Brasiliense, 1986, p.94. A autora nos apresenta a visão da Escola de Frankfurt acerca do papel desempenhado pela ciência e pela tecnologia na moderna economia capitalista. Sobre este papel, considere as afirmativas abaixo: I. A ciência e a técnica, além de serem forças produtivas, funcionam como ideologias para legitimar o sistema capitalista. II. Nas mãos do poder econômico e político, a tecnologia e a ciência são empregadas para impedir que as pessoas tomem consciência de suas condições de desigualdade. III. A dimensão emancipadora e crítica da racionalidade moderna foi valorizada na economia capitalista, pois muitas das reivindicações dos trabalhadores foram atendidas a partir do advento da tecnologia. IV. Na economia capitalista, produz-se com eficácia o que dá lucro e não aquilo que os homens necessitam e gostariam de ter ou usar. Estão corretas as afirmativas:

Questão
2013Filosofia

(UFPA - 2013) Ao pensar como deve comportar-se um prncipe com seus sditos, Maquiavel questiona as concepes vigentes em sua poca, segundo as quais consideravam o bom governo depende das boas qualidades morais dos homens que dirigem as instituies. Para o autor, um homem que quiser fazer profisso de bondade natural que se arrune entre tantos que so maus. Assim, necessrio a um prncipe, para se manter, que aprenda a poder ser mau e que se valha ou deixe de valer-se disso segundo a necessidade. Maquiavel, O Prncipe, So Paulo: Abril cultural, Os Pensadores, 1973, p.69. Sobre o pensamento de Maquiavel, a respeito do comportamento de um prncipe, correto afirmar que

Questão
2013Filosofia

(Ufpa 2013) Em Atenas [...] o povo exercia o poder, diretamente, na praça pública [...]. Todos os homens adultos podiam tomar parte nas decisões. Hoje elegemos quem decidirá por nós. A democracia antiga é vista, geralmente, como superior à moderna. Mas a democracia moderna não é uma degradação da antiga: ela traz uma novidade importante os direitos humanos. A questão crucial dos direitos humanos é limitar o poder do governante. Eles protegem os governados dos caprichos e desmandos de quem está em cima, no poder. JANINE, Renato.A democracia, São Paulo, Publifolha, 2001, p. 8-10, texto adaptado. A superioridade da democracia antiga com relação à moderna pode ser atribuída ao (à)

Questão
2013Filosofia

(UFPA - 2013)Pode-se referir conscincia, religio e tudo o que se quiser como distino entre os homens e os animais; porm, esta distino s comea quando os homens iniciam a produo dos seus meios de vida [...]. A forma como os indivduos manifestam a sua vida reflete muito exatamente o que so. O que so coincide portanto com a sua produo, isto , com aquilo que produzem como com a forma como produzem. Marx, K. Ideologia Alem, Lisboa: Editora Presena, 1980, p. 19. Considerando que, segundo Marx, a maneira de ser do homem depende de alguns fatores, identifique, no conjunto de fatores listados abaixo, os que, na viso do citado filsofo, distinguem o ser humano: I. os respectivos modos de produo. II. a prpria produo de sua vida material. III. a forma de utilidade dos objetos produzidos em sociedade. IV. o estado de desenvolvimento de sua conscincia depende de sua histria de vida. V. a produo dos meios de subsistncia tendo em vista o bem comum da sociedade. Os fatores esto corretamente identificados em:

Questão
2013Filosofia

(UFPA - 2013) Desta guerra de todos os homens contra todos os homens tambm isto consequncia: que nada pode ser injusto. As noes de bem e de mal, de justia e injustia, no podem a ter lugar. Onde no h poder comum no h lei, e onde no h lei no h injustia. Na guerra, a fora e a fraude so as duas virtudes cardeais. A justia e a injustia no fazem parte das faculdades do corpo ou do esprito. Se assim fosse, poderiam existir num homem que estivesse sozinho no mundo, do mesmo modo que seus sentidos e paixes. HOBBES,Leviat, So Paulo: Abril cultural, 1979, p. 77. Quanto s justificativas de Hobbes sobre a justia e a injustia como no pertencentes s faculdades do corpo e do esprito, considere as afirmativas: I. Justia e injustia so qualidades que pertencem aos homens em sociedade, e no na solido. II. No estado de natureza, o homem como um animal: age por instinto, muito embora tenha a noo do que justo e injusto. III. S podemos falar em justia e injustia quando institudo o poder do Estado. IV. O juiz responsvel por aplicar a lei no decide em conformidade com o poder soberano; ele favorece os mais fortes. Esto corretas as afirmativas:

Questão
2012Filosofia

(Ufpa 2012) Um das importantes preocupações sociológicas é a questão a respeito dos fatores que tornam possível a existência e a evolução das sociedades. A ideia de “conflito” assume uma posição contraditória, por este ser considerado ora como “motor das transformações”, ora como fator que “deixa a sociedade estagnada” e impede a evolução. Em relação às consequências do conflito para sociedade, é CORRETO afirmar:

Questão
2012Filosofia

(UFPA - 2012) Tendemos a concordar que a distribuio isonmica do que cabe a cada um no estado de direito o que permite, do ponto de vista formal e legal, dar estabilidade s vrias modalidades de organizaes institudas no interior de uma sociedade. Isso leva Aristteles a afirmar que a justia uma virtude completa, porm no em absoluto e sim em relao ao nosso prximo ARISTTELES. tica a Nicmaco. So Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 332. De acordo com essa caracterizao, correto dizer que a funo prpria e universal atribuda justia, no estado de direito,

Questão
2012Filosofia

(UFPA - 2012) Um das importantes preocupaes sociolgicas a questo a respeito dos fatores que tornam possvel a existncia e a evoluo das sociedades. A ideia de conflito assume uma posio contraditria, por este ser considerado ora como motor das transformaes, ora como fator que deixa a sociedade estagnada e impede a evoluo. Em relao s consequncias do conflito para sociedade, CORRETO afirmar:

Questão
2012Filosofia

(UFPA - 2012) No contexto da cultura ocidental e na histria do pensamento poltico e filosfico, as consideraes sobre a necessidade de valores morais prvios na organizao do Estado e das instituies sociais sempre foi um tema fundamental devido importncia, para esse tipo de questo, dos conceitos de bem e de mal, indispensveis vida em comum. Diante desse fato da histria do pensamento poltico e filosfico, a afirmao de Espinosa, segundo a qual Se os homens nascessem livres, no formariam nenhum conceito de bem e de mal, enquanto permanecessem livres (ESPINOSA, 1983, p. 264), quer dizer o seguinte:

Questão
2011Filosofia

(UFPA - 2011) Em minha opinio, o voto livre deve ser defendido por razes filosficas. (...) Ao tornar o voto obrigatrio, de algum modo reduzido o grau de liberdade que existe por trs da deciso espontnea do cidado de ir seo eleitoral e escolher um candidato. Podemos afirmar que o voto obrigatrio, constrangido pela lei, no moral se comparado ao sufrgio livre, resultado da deliberao de um sujeito autnomo. E, para Kant, h uma identidade entre ser livre e ser moral. (Disponvel em http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/helioschwartsman/ult510u356288.shtml. Texto adaptado) O autor do texto se manifesta contrrio ao voto obrigatrio e justifica sua posio tendo por base a tica kantiana. Do ponto de vista de Kant, o individuo ao votar constrangido pela lei no age moralmente porque

Questão
2011Filosofia

(Ufpa 2011) “A cidade de Atenas promoveu um concurso para a escolha da estátua da deusa Atena, a ser instalada no Paternon. Dois escultores apresentaram suas obras. Uma delas era uma mulher perfeita e foi admirada por todos. A outra, era uma figura grotesca: a cabeça enorme, os braços muito longos e as mãos maiores que os pés. Quando as duas estátuas foram colocadas nos altos pedestais do Paternon, onde eram vistas de baixo para cima, a estátua perfeita tornara-se ridícula: a cabeça e as mãos de Atena pareceram minúsculas e desproporcionais para seu corpo; em contrapartida, a estátua grotesca tornara-se perfeita, pois a cabeça, os braços e as mãos se tornaram proporcionais ao corpo. A estátua grotesca foi considerada a boa imitação e venceu o concurso.”  (CHAUÍ, Marilena, Convite à Filosofia, São Paulo, Editora Ática, 2003, p. 284, texto adaptado). O exemplo citado no texto acima ilustra como os gregos na Antiguidade concebiam a relação entre arte e natureza. Tendo por base a concepção aristotélica acerca dessa relação, podemos dizer que a estátua grotesca venceu o concurso porque o escultor

Questão
2011Filosofia

(Ufpa 2011) Considere a letra da música Cidadão, interpretada por Zé Ramalho e composta por Lúcio Barbosa, abaixo transcrita: Cidadão Tá vendo aquele edifício moço Ajudei a levantar Foi um tempo de aflição Eram quatro condução Duas prá ir, duas prá voltar Hoje depois dele pronto Olho prá cima e fico tonto Mas me vem um cidadão E me diz desconfiado Tu tá aí admirado? Ou tá querendo roubar? Meu domingo tá perdido Vou prá casa entristecido Dá vontade de beber E prá aumentar meu tédio Eu nem posso olhar pro prédio Que eu ajudei a fazer... Com base na leitura do texto, avalie as afirmações a seguir: I. Não há acesso aos bens produzidos pelos trabalhadores brasileiros. II. Há condições precárias de trabalho dos trabalhadores brasileiros. III. Há preconceito existente em relação às pessoas que não possuem condições de se trajarem dignamente. IV. A sociedade brasileira é uma sociedade justa, onde todos têm os mesmos direitos à educação, à saúde e à moradia. São corretas somente as afirmações

Questão
2011FilosofiaSociologia

(Ufpa 2011) “Adorno e Horkheimer (os primeiros, na década de 1940, a utilizar a expressão “indústria cultural” tal como hoje a entendemos) acreditam que esta indústria desempenha as mesmas funções de um estado fascista (...) na medida em que o individuo é levado a não meditar sobre si mesmo e sobre a totalidade do meio social circundante, transformando-se em mero joguete e em simples produto alimentador do sistema que o envolve.”(COELHO, Teixeira. O que é indústria cultural, São Paulo, Editora Brasiliense, 1987, p. 33. Texto adaptado) Adorno e Horkeimer consideram que a indústria cultural e o Estado fascista têm funções similares, pois em ambos ocorre

Questão
2011Filosofia

(Ufpa 2011) As imagens abaixo representam o trabalho infantil. A primeira retrata a Europa, mais especificamente a situao de trabalho enfrentada pelas crianas na Inglaterra, durante os primeiros tempos do desenvolvimento da grande indstria. A segunda gravura nos remete ao trabalho infantil em um centro urbano brasileiro no sculo XXI. Acerca desse tema, avalie as seguintes afirmaes: I. No Brasil, polticas pblicas desenvolvidas por vrios governos no tm conseguido resolver o problema do trabalho infantil. II. O desemprego que afeta um nmero significativo de chefes de famlia acaba por fazer com que jovens sejam obrigados a se inserirem precocemente no mercado de trabalho para ajudar a famlia. III. Jovens brasileiros fazem questo de se inserirem no mercado de trabalho pois anseiam ter seu prprio dinheiro para consumir os bens que a propaganda lhes oferece. IV. Tal como no sculo anterior, na Inglaterra, hoje o Brasil, em pleno Sculo XXI, no conseguiu erradicar o trabalho infantil. V. O desemprego que afeta a populao economicamente ativa no um problema recente e, nas ltimas dcadas recrudesceu no Brasil. So corretas, as afirmaes

1-15 de 26chevron right center