ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFPA/2014)A pólis diferenciava-se do lar pelo fat

Filosofia | Filosofia Pós Moderna | Hannah Arendt
UFPA 2014UFPA FilosofiaTurma ENEM Kuadro

(UFPA/2014)

A pólis diferenciava-se do lar pelo fato de somente conhecer “iguais”, ao passo que a família era o centro da mais severa desigualdade. Ser livre significava ao mesmo tempo não estar sujeito às necessidades da vida nem ao comando de outro e também não comandar. Não significava domínio, como também não significava submissão. Assim, dentro da esfera da família, a liberdade não existia, pois o chefe da família, seu dominante só era considerado livre na medida em que tinha o poder de deixar o lar e ingressar na esfera política, onde todos eram iguais. É verdade que essa igualdade na esfera política tem muito pouco em comum com o nosso conceito de igualdade; significava viver entre pares e lidar somente com eles (...).

(Hannah Arendt, A Condição Humana, 11. ed. p. 38-39, Rio de Janeiro: Forense Universitária: 2010).

Para Hanna Arendt, o antigo pensamento político baseava-se em uma distinção entre a esfera da pólis, em que o indivíduo exercita sua cidadania e a esfera da família. Tal distinção se sustenta na ideia de que

A

a liberdade situa-se exclusivamente na esfera política, e as necessidades da vida cotidiana são um fenômeno pré-político, característico da organização do lar privado.

B

a política era privilégio dos homens não-casados que não se preocupavam com os assuntos referentes a administração do lar.

C

o homem, na esfera da família, desempenha o papel de comandar e na esfera da pólis, o de obedecer.

D

na esfera da família, o homem vive no estado de natureza e, na esfera da polis, sob a égide de um pacto social.

E

somente no âmbito da pólis o homem pode demonstrar que é bom cidadão ao exercitar os papéis de comandar e obedecer.