(UFPB2007) Enquanto ainda se discutia a hiptese da

(UFPB 2007) Enquanto ainda se discutia a hipótese da célula como constituinte fundamental de todos os seres vivos, passou-se também a especular sobre a sua origem: as células formavam-se espontaneamente ou teriam origem a partir de células preexistentes? A resposta veio com os estudos de Walther Flemming, que descreveu, detalhadamente, o processo de divisão mitótica. Esse e outros estudos levaram ao estabelecimento da Teoria Celular, uma das mais importantes generalizações da história da Biologia, que é assim sintetizada:

"Todos os seres vivos são constituídos por células e por estruturas que elas produzem. As atividades essenciais que caracterizam a vida ocorrem no interior das células, e novas células se formam pela divisão de células já existentes". Assim, a compreensão do fenômeno da vida passa, necessariamente, pelo conhecimento da célula. (Adaptado de AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. "Biologia das células". 2. ed. São Paulo: Moderna, 2004.)

De acordo com o texto, é correto afirmar:

Os seres vivos são semelhantes em sua constituição fundamental, uma vez que são capazes de se reproduzir sexuadamente.

Os seres vivos são semelhantes em muitos aspectos de sua constituição, uma vez que são formados por células iguais.

A célula, como unidade do ser vivo, possui núcleo individualizado e divide-se por mitose.

A célula, como unidade do ser vivo, forma-se espontaneamente a partir dos constituintes disponíveis no meio ambiente.

A célula é a unidade morfológica e fisiológica do ser vivo, e a continuidade da vida depende da reprodução celular.