ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Ufpb 2012) Os movimentos sociais no Brasil não se

Geografia | Geografia Humana | Geografia Urbana | Organização do espaço urbano
UFPB 2012UFPB GeografiaTurma ENEM Kuadro

(Ufpb 2012) Os movimentos sociais no Brasil não se resumem à luta pela terra rural. Na história recente, identificam-se vários movimentos sociais que reivindicam melhorias das condições de vida da população, como por exemplo, a União por Moradia Popular que também se organiza na Paraíba, em cidades como João Pessoa, Alagoa Grande e Bayeux. Considerando o tema luta por moradia e sua relação com a dinâmica social, é correto afirmar:

A

O deficit de moradia é uma realidade que atinge todas as médias e grandes cidades brasileiras, onde se encontram os Movimentos de Sem Teto, que reúnem representantes de todas as classes sociais.

B

A falta de moradias é uma realidade que atinge somente as grandes cidades, devido ao seu desenvolvimento industrial e, consequentemente, ao grande fluxo migratório do interior para as capitais dos estados.

C

O projeto do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida” é uma importante política de habitação popular que visa distribuir, gratuitamente, casas aos moradores de rua e de favelas.

D

A história da urbanização brasileira mostra formas desiguais e segregacionistas de organização do espaço urbano, bem como exprime as diferenças entre classes sociais.

E

O Movimento de Sem Teto é caracterizado pela luta por moradia, pela implantação de postos de saúde e pela ampliação e democratização das empresas imobiliárias privadas.