ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFPE)As afirmativas a seguir referem-se a um impo

Geografia | Geografia Física | Geomorfologia | Estrutura geormofológica da Terra | Recursos minerais do Brasil e do mundo | Reservas minerais no Brasil
UFPE 2000UFPE GeografiaTurma ENEM Kuadro

(UFPE)

As afirmativas a seguir referem-se a um importante tema da Geografia Econômica, ou seja, o EXTRATIVISMO MINERAL NO BRASIL. Analise-as marcando V ou F para verdadeira ou falsa respectivamente. 

( ) As jazidas de manganês do Amapá localizam-se numa unidade geomorfológica conhecida como "Serra Pelada"; a extração desse minério é feita exclusivamente por empresas nacionais e a produção destina-se ao mercado externo.

( ) A cassiterita, ou minério de estanho, é largamente extraída em Rondônia; esse mineral é utilizado, dentre outras finalidades, na fabricação de folha-de-flandres.

( ) As atividades de mineração em larga escala na Região Amazônica vêm provocando danos ao meio ambiente, principalmente o garimpo de ouro e de bauxita.

( ) A Companhia Vale do Rio Doce é considerada a maior exportadora de ferro do mundo. O Governo Federal pretendia promover a privatização dessa empresa, mas, em face da enorme pressão social exercida nas grandes cidades brasileiras, resolveu mantê-la como empresa estatal.

( ) A implantação de pólos siderúrgicos com a finalidade de produção de ferro-gusa, na área do Projeto Carajás, tem provocado grandes desmatamentos na área, com conseqüências negativas ao meio ambiente

A  alternativa que corresponde a sequência correta é: 

A

V-V-F-F-V

B

F-V-V-F-V

C

F-V-V-F-F

D

V-V-V-F-V

E

F-F-V-F-V