ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Ufpe 2002) O tratamento dos aspectos físicos do p

Geografia | Geografia Humana | A formação do meio natural ao meio TCI | A produção do espaço geográfico | Geografia e suas categorias de Análise
UFPE 2002UFPE GeografiaTurma ENEM Kuadro

(Ufpe 2002) "O tratamento dos aspectos físicos do planeta ou, como querem alguns, do quadro natural, não faz da geografia e nem da geografia física uma ciência natural, biológica ou da terra; ela é, acima de tudo, uma ciência do espaço e é aí que encontramos sua característica fundamental. Enquanto divisão geral das ciências, ela se encontra indubitavelmente entre as ciências humanas e é ali o seu lugar correto, haja vista possuir como objetivo primeiro o estudo do jogo de influências entre sociedade e natureza na organização do espaço."

(MENDONÇA, Francisco. "Geografia Física: Ciência Humana?" Ed. Contexto, 1989.)


Após a leitura do texto, pode-se afirmar que o autor:

A
considera que a Geografia, por ser uma ciência do espaço, não mantém relações com as ciências naturais, que se dedicam ao estudo da estruturação natural das paisagens.
B
defende que a Geografia é uma ciência humana, mas, mesmo assim, não pode ser considerada uma ciência social porque também estuda a estruturação do quadro natural.
C
só considera como análise geográfica a interpretação das interferências do quadro natural sobre a produção do espaço geográfico.
D
defende que o objetivo central da ciência geográfica é a análise da produção do espaço a partir das relações entre a sociedade e o meio natural.
E
concorda com o fato de que a Geografia é apenas uma disciplina e não uma ciência natural, biológica ou da Terra.