ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFPEL 2005) Com o fim da Guerra Fria, estabeleceu

Geografia | Geografia Humana | Geografia Econômica | Economia mundial
Geografia | Geografia Humana | Geopolítica | Guerra Fria | Mundo bipolar (EUA X URSS)
UFPEL 2005UFPEL GeografiaTurma ENEM Kuadro

(UFPEL 2005) Com o fim da Guerra Fria, estabeleceu-se uma "nova ordem mundial" que substituiu o conflito "Leste-Oeste" do sistema bipolar por uma nova divisão dos países do mundo. Uma das formas de organização dessa nova ordem apresenta o mundo dividido entre países do Norte, desenvolvidos (ricos) e do Sul, subdesenvolvidos (pobres).
O mapa a seguir mostra a divisão do mundo sob a ordem "Norte - Sul".

Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos, é correto afirmar que

A

existe, nos países do Norte, desenvolvidos, uma distribuição equitativa entre as populações rural e urbana, sendo a sociedade de consumo altamente expressiva.

B

a desigualdade entre algumas regiões é cada vez maior. A África subsaariana, por exemplo, está cada vez mais afastada da economia global, apesar de despertar interesse como região consumidora e opção de investimento de capital especulativo.

C

o chamado conflito "Norte x Sul" é de natureza econômica, portanto, diferente do extinto conflito "Leste x Oeste", de natureza geopolítica.

D

governos de países em desenvolvimento, com finalidade de aumentar a sua capacidade de negociação com os países do Norte, nos organismos internacionais, têm buscado ampliar a cooperação Sul-Sul, através da constituição de associações como a ALCA e o NAFTA.

E

a demarcação Norte-Sul, apesar de ser de natureza essencialmente geopolítica e econômica, estabelece também uma divisão entre duas áreas ecológicas, a temperada e a tropical.