ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFPR - 2016 - 2 FASE)[...] Ataram-lhe s mos e ps

(UFPR - 2016 - 2ª FASE)

[...] Ataram-lhe às mãos e pés quatro cordas e prenderam-nos ao dorso de quatro cavalos [...]. Não sei se porque os cavalos não fossem muito fortes, ou o índio, em realidade, fosse de ferro, não puderam absolutamente dividi-lo, depois de um interminável momento em que o mantiveram puxando, de modo que o tinham no ar, num estado em que parecia uma aranha. Tanto que o visitador, movido de compaixão, para que não padecesse mais aquele infeliz, despachou uma ordem mandando que o carrasco cortasse sua cabeça, como se executou [...]. Desse modo, acabaram José Gabriel Tupac Amaru e Micaela Bastidas. [...]
(Fonte: Kátia Gerab e Maria Angélica Campos Resende. A Rebelião de Tupac Amaru - luta e resistência no Peru do século XVIII. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987. p. 40-41.)

De acordo com o relato e seus conhecimentos sobre o antigo sistema colonial na América espanhola, caracterize Tupac Amaru e qual era a reivindicação mais importante perante a coroa espanhola no Vice-Reinado do Peru, assim como qual foi o papel da igreja católica durante o conflito armado.