ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFPR - 2019 - 2 FASE)Ao comparar a educao samoana

(UFPR - 2019 - 2ª FASE) Ao comparar a educação samoana com a norte-americana, Margaret Mead demonstra que “as crianças americanas passam horas em escolas aprendendo tarefas cuja relação visível com as atividades de suas mães e seus pais é muitas vezes impossível de reconhecer. Sua participação nas atividades dos adultos dá-se em termos de brinquedos, aparelhos de chá, bonecas e carrinhos. [...] Assim, nossas crianças constroem um falso conjunto de categorias, trabalho, brincadeira e escola. [...] Essas falsas distinções tendem a produzir toda espécie de atitudes estranhas: o tratamento apático de uma escola que não tem nenhuma relação conhecida com a vida; a falsa dicotomia entre trabalho e diversão, que pode resultar em pavor do trabalho [...] ou desprezo posterior da brincadeira, qualificada como infantil”.

(MEAD, Margaret. A adolescência em Samoa. In: CASTRO, Celso (org.). Cultura e personalidade: Ruth Benedict, Margaret Mead, Edward Sapir. Rio de Janeiro: Zahar, 2015, p. 58-60.)

Como a análise comparada entre duas culturas distintas e seus processos educacionais pode auxiliar na compreensão das “falsas distinções” apontadas pela autora?