ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFPR - 2022- 2 fase)Mecanismos de discriminao tni

(UFPR - 2022- 2ª fase)

 

“Mecanismos de discriminação étnico-racial no país se revelam na dinâmica do mercado de trabalho. Estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), realizado em 2010, mostra que a população negra teve uma trajetória desfavorável para se manter ou ascender no emprego, quando comparada a não negros, nas principais regiões metropolitanas do país. Aproximadas, as taxas de desemprego por cor, entre 2007 e 2010, indicam um maior número de desempregados negros. Em razão da pobreza de parte dessas famílias, a entrada de jovens no mercado de trabalho costuma ser precoce, dificultando a conclusão dos estudos de nível básico e o ingresso no ensino superior ou em cursos de qualificação. Por exercerem trabalho precário, muitas vezes informal, essas pessoas precisam permanecer mais tempo trabalhando para obter o direito à aposentadoria.”

ARAÚJO, Silvia Maria de; BRIDI, Maria Aparecida; MOTIM, Benilde Lenzi. Sociologia. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2016. p. 129.

 

Considerando a relação entre educação formal e qualificação profissional proposta pela passagem acima e na obra citada, qual é o principal mecanismo que atualmente visa minimizar as desigualdades sociais e a discriminação étnicoracial apontadas no trecho? Adicionalmente, aponte três aspectos dessa relação e uma ação do Estado que levaram à necessidade de criação desse mecanismo.