Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Química - UFRJ | Gabarito e resoluções

1-9 de 9
Questão
2010Química

(Ufrj 2010)Sabe-se que a condutividade elétrica de uma solução é uma medida de sua facilidade de conduzir corrente elétrica. Assim, quanto maior a quantidade de íons dissociados, maior será a condutividade da solução.Num experimento, uma solução aquosa de ácido sulfúrico foi gradualmente adicionada a um recipiente equipado com uma célula de condutividade contendo inicialmente 40 mL de uma solução de hidróxido de bário 0,0125 M, conforme a figura a seguir. Enquanto o ácido era adicionado, foram tomadas medidas relativas à condutividade elétrica da solução. O gráfico a seguir registra os dados de condutividade em função do volume de solução ácida adicionada (Va). Com base nas informações apresentadas:a) escreva a equação da reação entre o ácido sulfúrico e o hidróxido de bário;b) explique a variação da condutividade elétrica nos trechos a-p e p-b indicados no gráfico  

Questão
2010Química

(Ufrj 2010/Adaptada)Sabe-se que a condutividade elétrica de uma solução é uma medida de sua facilidade de conduzir corrente elétrica. Assim, quanto maior a quantidade de íons dissociados, maior será a condutividade da solução. Num experimento, uma solução aquosa de ácido sulfúrico foi gradualmente adicionada a um recipiente equipado com uma célula de condutividade contendo inicialmente 40 mL de uma solução de hidróxido de bário 0,0125 M, conforme a figura a seguir. Enquanto o ácido era adicionado, foram tomadas medidas relativas à condutividade elétrica da solução. O gráfico a seguir registra os dados de condutividade em função do volume de solução ácida adicionada (Va). Com base nas informações apresentadas, considere as afirmações: I) a equação da reação entre o ácido sulfúrico e o hidróxido de bário é: H2SO4+ Ba(OH)2BaSO4(s)+ 2 H2O II) a condutividade elétrica diminui no trechoa-p devido a precipitação do sulfato de bário. III) a condutividade elétrica aumentano trecho p-bdevido a adição e ionização do ácido sulfúrico em excesso. Está(ão) correta(s):

Questão
2005Química

(UFRJ-2005) Alguns produtos químicos, tais como liga de ferrotitânio, benzoato de sódio, hexacloroetano e cloreto de cálcio, podem ser utilizados para obter efeitos especiais em fogos de artifício. A tabela a seguir fornece informações relativas à natureza das ligações químicas presentes nesses quatro produtos: Analise as seguintes afirmações: I. A é cloreto de sódio. II. B é hexacloroetano. III. C é liga ferro-titâneo. IV. D é benzoato de sódio.

Questão
2002Química

Aminocidos so monmeros que constituem as protenas. A estrutura geral dos -aminocidos caracterizada pela presena de um grupo carboxila, de um grupo amino na posio e de uma cadeia R. As propriedades dos diferentes aminocidos esto associadas cadeia R, que pode ser classificada como polar ou apolar, cida ou bsica. Algumas cadeias presentes nos aminocidos so apresentadas a seguir: Entre os aminocidos apresentados acima, selecione um cuja cadeia R pode ser classificada como cido de Arrhenius, outro como base de Bronsted-Lowry e outros dois cujas cadeias R podem ser classificadas como apolares.

Questão
1999Química

(Ufrj 1999/Adaptada) Uma indústria química sediada na cidade do Rio de Janeiro lançava diretamente num rio as águas de despejo de três processos diferentes A, B e C. Um programa da Secretaria de Meio Ambiente, chamado Poluição Zero, obrigou esta indústria a tratar todas as águas residuais, de forma a eliminar totalmente a poluição por ela causada. Os dados referentes aos despejos A, B e C, bem como as novas exigências do programa Poluição Zero constam da tabela a seguir. A empresa construiu então um sistema de tratamento em que as águas dos processos A e B são reunidas em um único tanque de neutralização T1 e a água do processo C, contaminada com metais pesados sob a forma de cloretos do tipo MCℓ2, é tratada em um tanque independente T2. Considere as afirmações I) A indústria dispõe de ácido clorídrico e hidróxido de sódio para o ajuste final do pH do tanque de neutralização T1. A massa, em gramas, de reagente necessária para a neutralização dos efluentes A + B é de 2190 g II) O tratamento da água residual do processo C (tanque T2) com NaOH produz hidróxidos totalmente insolúveis. Amassa, em gramas, de NaOH necessária para a eliminação total dos contaminantes segundo o programa Poluição Zero é de 1600g Está(ão) correta(s):

Questão
1999Química

(Ufrj 1999) Uma indústria química sediada na cidade do Rio de Janeiro lançava diretamente num rio as águas de despejo de três processos diferentes A, B e C. Um programa da Secretaria de Meio Ambiente, chamado Poluição Zero, obrigou esta indústria a tratar todas as águas residuais, de forma a eliminar totalmente a poluição por ela causada. Os dados referentes aos despejos A, B e C, bem como as novas exigências do programa Poluição Zero constam da tabela a seguir. A empresa construiu então um sistema de tratamento em que as águas dos processos A e B são reunidas em um único tanque de neutralização T1 e a água do processo C, contaminada com metais pesados sob a forma de cloretos do tipo MCℓ2, é tratada em um tanque independente T2. a) A indústria dispõe de ácido clorídrico e hidróxido de sódio para o ajuste final do pH do tanque de neutralização T1. Calcule a massa, em gramas, de reagente necessária para a neutralização dos efluentes A + B. b) O tratamento da água residual do processo C (tanque T2) com NaOH produz hidróxidos totalmente insolúveis. Calcule a massa, em gramas, de NaOH necessária para a eliminação total dos contaminantes segundo o programa Poluição Zero.

Questão
1999Química

(UFRJ - 1999) Para que o tomo se desintegre espontaneamentee origine um tomo de carga nuclear 82(+), contendo124 nutrons, os nmeros de partculas e quedevero ser transmitidas, respectivamente, so:

Questão
1997Química

(Ufrj 1997/Adaptada) Em todo o mundo, as pessoas se preocupam em manter uma aparência jovem e saudável. Uma verdadeira revolução na indústria de cosméticos foi provocada pela recente descoberta da ação de alguns ácidos carboxílicos hidroxilados, chamados genericamente de alfa-hidroxi- ácidos (AHA), na diminuição das rugas. Os AHAs mais utilizados em cosméticos antienvelhecimento são: Considere as afirmações: I) Uma determinada marca de cosméticos lançou, recentemente, uma loção de rejuvenescimento em frascos de 90 mL, trazendo apenas a informação genérica contém ácido glicólico. Sabendo que a neutralização da solução de ácido glicólico contida no frasco consome 18 mL de solução de NaOH 0,5 N, a concentração, em g/L, do ácido na loção é de 7,6 g/L II) Dentre os compostos acima citados, apenas o ácido glicólico não possui carbono assimétrico. Está(ão) correta(s):

Questão
1997Química

(Ufrj 1997) Em todo o mundo, as pessoas se preocupam em manter uma aparência jovem e saudável. Uma verdadeira revolução na indústria de cosméticos foi provocada pela recente descoberta da ação de alguns ácidos carboxílicos hidroxilados, chamados genericamente de alfa-hidroxi- ácidos (AHA), na diminuição das rugas. Os AHAs mais utilizados em cosméticos antienvelhecimento são: a) Uma determinada marca de cosméticos lançou, recentemente, uma loção de rejuvenescimento em frascos de 90 mL, trazendo apenas a informação genérica "contém ácido glicólico". Sabendo que a neutralização da solução de ácido glicólico contida no frasco consome 18 mL de solução de NaOH 0,5 N, determine a concentração, em g/L, do ácido na loção. b) Escreva a fórmula estrutural do composto, dentre os acima citados, que apresenta dois carbonos assimétricos, assinalando-os.

1-9 de 9