ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFRRJ) Prossigo: mil vozes servem de arauto para

 (UFRRJ) “Prossigo: mil vozes servem de arauto para a novidade... ‘A Bastilha foi tomada’ .... Não acreditei e fui ver o cerco de perto .... No meio da Grève encontro um corpo sem cabeça estendido no meio do riacho, rodeado por cinco ou seis indiferentes. Faço perguntas ... É o governador da Bastilha.”

(Restil de la Bretonne, As Noites Revolucionárias, São Paulo: Estação Liberdade,1989, p. 58).

O episódio acima narrado marca o início de um dos momentos políticos mais importantes da história europeia, a Revolução Francesa. A tomada e destruição da fortaleza da Bastilha explicita:

A

o momento de maior radicalidade da Revolução, quando as camadas populares rompem com a liderança burguesa e assumem o poder em Paris.

B

a derrubada de Luis XVI e a proclamação da República francesa baseada na Razão e na Justiça, sob influência do pensamento de Voltaire.

C

a consolidação do poder do grupo jacobino, tendo à frente Robespierre, sustentado pela mobilização radicalizada dos “sans-culottes”

D

a chegada ao poder político do general Napoleão Bonaparte, que, como primeiro cônsul, será fundamental na consolidação do novo poder.

E

o levante popular sob direção burguesa contra um dos maiores símbolos da opressão política do Absolutismo.