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2019História

(Ufsc 2019) A imagem acima, conhecida como o Homem vitruviano (1492), foi desenhada por Leonardo da Vinci (1452-1519) e é acompanhada por diversas notas sobre anatomia. A obra pertence aos estudos de da Vinci dedicados à representação do corpo humano, uma preocupação essencial dos artistas do Renascimento. As mudanças resultantes do movimento renascentista causaram impactos em diversas áreas da sociedade europeia e mundial. As artes, a literatura, as ciências e a medicina foram amplamente afetadas pelas mudanças conceituais proporcionadas pelos rumos do Renascimento. Muitos artistas e estudiosos do período, como Leonardo da Vinci, eram italianos e desenvolveram suas obras e pesquisas nas cidades italianas. a) Por que a Península Itálica é reconhecida como o Berço do Renascimento? Apresente duas razões e justifique-as. b) No centro dos ideais renascentistas estavam alguns conceitos considerados fundamentais, dois dos quais são citados abaixo. Defina-os: 1. Antropocentrismo: 2. Racionalismo:

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2018Matemática

(UFSC) É correto afirmar que: 01) A filha do Arnaldo instalou um aplicativo que bloqueia o telefone celular através de uma senha formada por quatro emojis distintos. Estão disponíveis 10emojis distintos, conforme mostra a figura a seguir. Deseja-se formar uma senha que possua o emoji que está usando os óculos escuros, indicado na figura. Então o número total de senhas que se pode formar nessas condições é 504. 02) O valor da soma é 127. 04) O termo independente de x no desenvolvimento de é 70. 08) Seis professores serão escolhidos entre os 10professores de Matemática de um colégio para corrigirem a primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática. A escolha dos 6 professores poderá ser feita de 140 modos diferentes, considerando que, entre os 10professores, apenas 2não podem ser escolhidos juntos, porque têm incompatibilidade de horário. 16) A maioria dos sistemas de regras de RPG usa dados para testar as habilidades dos personagens. As formas mais comuns de dados utilizados são os sólidos de Platão, isto é, dados de 4, 6, 8, 12e 20faces, conhecidos como d4, d6, d8, d12e d20respectivamente, conforme a figura abaixo. Se forem lançados aleatoriamente dois dados d12a probabilidade de não serem obtidos números iguais nas duas faces é de.

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2018Redação

Com base nos textos motivadores abaixo, escreva uma dissertação que tematize a importância da ética na vida do cidadão. De onde vem a palavra ética? Do grego ethos, que significava morada do humano, é a fronteira entre o humano e a natureza. Ethos também significa marca ou caráter. Nós, humanos, não agimos por instinto. Agimos por reflexão, por decisão, por juízo. A ética é o conjunto de princípios e valores da nossa conduta na vida. A ética é um conjunto de princípios e valores que você usa para responder às três grandes perguntas da vida humana: Quero? Devo? Posso? CORTELLA, Mario Sergio. Qual é a tua obra?: inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2010, p. 106. [Adaptado].

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2017Espanhol

(Ufsc 2017) Latinoamérica es la segunda región del mundo con mayor fecundidad adolescente Redacción 24 de septiembre del 2015 5:40 PM América Latina y El Caribe es la segunda región con mayor fecundidad adolescente en el mundo después del África subsahariana, según un estudio hecho público este jueves en Guatemala por Unicef y la organización Plan. En la región, una tercera parte de los embarazos corresponden a menores de 18 años y, de ellos, casi un 20% son de menores de 15, reveló la investigación. Bajo el título Vivencias y relatos sobre el embarazo en adolescentes. Una aproximación a los factores culturales, sociales y emocionales a partir de un estudio en seis países de la región, el informe pretende explicar los factores que contribuyen a las altas tasas de embarazo. Según este, en estas edades el embarazo suele ser producto de la violencia sexual, dado que las adolescentes están expuestas a condiciones de alta vulnerabilidad, entre ellas a varios tipos de violencia y riesgos. Como causas subyacentes de esta situación, el documento señala el matrimonio infantil, la desigualdad de género, los obstáculos a los derechos humanos, la pobreza, la violencia y la coacción sexual, la falta de acceso a educación y a servicios de salud reproductiva o la ausencia de una educación sexual adecuada. La Organización Mundial de la Salud (OMS) calcula que solo en el transcurso de 2002 alrededor de 150 millones de niñas adolescentes fueron víctimas de sexo forzado y otras formas de violencia sexual. Con el propósito de visualizar esta problemática, durante el año 2013 se realizaron seis estudios cualitativos, en contextos rurales, indígenas, afrodescendientes y periurbanos de Brasil, Colombia, Guatemala, Honduras, Paraguay y República Dominicana. En general en la región, una de cada tres jóvenes es madre antes de cumplir los 20 años y entre los países con más porcentajes de madres jóvenes están Nicaragua (28%),Honduras (26%), República Dominicana (25%), Guatemala y El Salvador (24%), Ecuador (21%), y Bolivia y Colombia (20%). Solo en Guatemala, el 52% de la población tiene menos de 20 años de edad y el 76% menos de 30. En el año 2014, el país centroamericano vivió más de 5.199 partos de niñas menores de 14 años y 74.000 en adolescentes, de 15 a 19 años. Durante el mismo período, agrega, se dieron 7 muertes maternas de niñas entre 13 y 14 años y 37 muertes en adolescentes de 15 a 19. El representante de Unicef, Christian Skoog, dijo que este tema tan importante y tan doloroso es un drama humano que viven infinidad de niñas que no están preparadas ni física ni psicológicamente para tener relaciones sexuales y menos un bebé. Como sabemos, con frecuencia el embarazo adolescente es producto de una violación. Cada día en Guatemala nacen 14 niños y niñas de menores de edad, sostuvo a la vez que ponía como ejemplo a una joven identificada como María, que perdió su infancia, inocencia y dignidad al quedarse embarazada. En la mayoría de los casos, agregó, estas son violaciones, al igual que en el caso de María, cometidas por un familiar cercano, que a través de amenazas e intimidaciones, impide que la menor denuncie. Así, Skoog hizo un llamado al Gobierno y al Congreso para que cumpla con sus obligaciones y vele por prevenir y proteger los derechos de los infantes. Por su parte, José Campang, gerente de programas de Plan en Guatemala, tildó de drama el embarazo adolescente, porque se violentan los derechos tanto de la madre como de los niños y abogó por que los actores aboguen por sus necesidades. En medio del proceso electoral que vive Guatemala, Campang pidió que el nuevo Gobierno que asuma la Presidencia se comprometa con este objetivo y que implante programas de atención integral para las niñas a nivel nacional, sobre todo en las áreas rurales. Disponible en: http://rpp.pe/vida-y-estilo/salud/latinoamerica-es-la-segunda-region-del-mundo-con-mayor-fecundidad-adolescente-noticia-838713. [Adaptado]. Acceso en: 16 ago. 2016. Sobre la tipología textual y temática del texto, es correcto afirmar que:

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2015Português

(Ufsc/2015) A literatura de informação Diversos viajantes europeus que aqui estiveram, no século XVI, registraram no papel suas observações sobre a terra. Fizeram-no por obrigação profissional ou por motivos pessoais. Seus textos são basicamente depoimentos e relatos de viagem, com a finalidade de apresentar aos compatriotas um panorama do Novo Mundo. 1Sob a forma de cartas, diários, tratados ou crônicas, esses textos informativos foram escritos principalmente por portugueses. OLIVIERI, A. C.; VILLA, M. A. (Org.). Cronistas do século XVI: o Brasil na visão dos descobridores. In: _____. Cronistas do descobrimento. São Paulo: Ática, 2013. p. 16. Com base no texto e na leitura da obra Cronistas do descobrimento, uma seleção de textos do século XVI, organizada por Antonio Carlos Olivieri e Marco Antonio Villa, é CORRETO afirmar que: 01) alguns dos textos reunidos são de autores que escreveram para narrar à Corte as dificuldades encontradas em alto-mar antes de chegarem à América, como é o caso de Viagem ao Brasil, de Hans Staden, e Viagem à terra do Brasil, de Jean de Léry. 02) na Carta do achamento do Brasil, Pero Vaz de Caminha enaltece a bravura e a perspicácia dos índios encontrados aqui. Esse mesmo tratamento será retomado mais tarde pelos escritores românticos que se dedicaram a recriar uma identidade nacional retratando os índios como guerreiros e heróis, a exemplo de José de Alencar e Gonçalves Dias. 04) o padre Fernão Cardim, em Tratados da terra e gente do Brasil, descreve as riquezas da flora e da fauna brasileiras utilizando-se de verbetes. Apesar das riquezas com as quais revela ter se deparado no Brasil, no final da crônica faz uma crítica à quantidade de insetos que encontrou aqui. 08) em Diário de navegação, Pero Lopes de Sousa opta pelo diário, gênero textual caracterizado pela presença de data, vocativo e linguagem coloquial. O autor faz um relato pessoal em que conversa com o leitor insistentemente, dirigindo-se a este com o uso do pronome vós. 16) nem todos os textos reunidos em Cronistas do descobrimento são crônicas. Alguns visavam levar ensinamentos sobre o Novo Mundo ao leitor da Corte, o que faziam por meio de personagens animais que, utilizando-se da linguagem coloquial, apresentavam a flora e a fauna brasileiras na forma de diálogo. 32) os textos que compõem a coletânea subscrevem-se em pelo menos quatro gêneros textuais distintos, como revela o texto (ref. 1). Apesar disso, foram agrupados em um único volume intitulado Cronistas do descobrimento tendo em vista seu valor estético e/ou histórico ao descrever o cotidiano no primeiro século de exploração do Brasil.

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2012História

(UFSC 2012 -adaptada) Sobre as relações geopolíticas no mundo atual, assinalea opção incorreta.

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2011Redação

Proposta 3 Você deve ter percebido que a água é tema comum a três dentre as obras listadas para o Concurso Vestibular-UFSC/2011. Em O guarda-roupa alemão, da catarinense Lausimar Laus, encontramos páginas retratando cenas que se referem a enchentes pelo excesso de chuvas. Já nas obras Vidas secas, do alagoano Graciliano Ramos, e Morte e vida severina, do pernambucano João Cabral de Mello Neto, a quase absoluta falta de água persegue a vida de seus personagens. Redija uma dissertação, expondo e analisando o comportamento de personagem(ns) das obras citadas diante das adversidades provocadas, seja pela enchente, seja pela seca (ou por ambas).

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2011Redação

Proposta 1 - 2011 Escreva uma carta (com no mínimo 20 linhas) para a Câmara dos Deputados com base no Projeto de Lei e no texto de Graciliano Ramos, transcritos abaixo. Inicie sua carta com Senhores Deputados e termine assinando apenas Cidadã(o) Brasileira(o)

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2011Redação

Proposta 2 Com base nos mesmos excertos apresentados para a proposta 1 de 2011, escreva um texto (conto ou crônica) a partir de uma experiência pessoal.

Questão
2011Matemática

(Ufsc 2011) Em um trecho do livro O guarda-roupa alemão, lê-se: Ethel: o rosto ali no espelho. A forma octogonal da transparência furando escombros. O tom escuro do jacarandá: o passaporte. Começava a delinear-se a figura da bisavó. Ela gostava de olhar-se dentro do octógono de cristal. Uma moldura transparente. Tinha um aspecto místico. Os olhos. Os lábios. O cabelo. Aquele dourado na face. Os dois semicírculos negros, como sinais além do mar misterioso e inquieto. LAUS, Lausimar. O guarda-roupa alemão. 6. ed. rev. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2010. p. 5-6. A figura abaixo mostra a bisavó Ethel olhando no espelho plano a imagem da Comadre Herna, em pé atrás dela. Determine a que distância horizontal (em metros) dos olhos da bisavó Ethel fica a imagem da Comadre Herna.

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2010Redação

Proposta 3 A partir da leitura do poema abaixo, escreva um conto ou uma crônica. Inscrição para um portão de cemitério Na mesma pedra se encontram, Conforme o povo traduz, Quando se nasce uma estrela, Quando se morre uma cruz. Mas quantos que aqui repousam Hão de emendar-nos assim: Ponham-me a cruz no princípio... E a luz da estrela no fim! Quintana, MÁRIO. Quintana de Bolso Rua dos Cataventos e Outros Poemas. Porto Alegre: LPM, 1997. p. 138.

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2010Redação

Proposta 1 Escreva uma dissertação com base na leitura dos textos A e B abaixo Texto A Para quem acredita nas palavras do Apocalipse, livro da Bíblia que fala do final dos tempos, é bom se preparar para o pior. No capítulo 16, o livro alerta que um dos sinais para identificar que o fim do mundo está próximo é a seca do Rio Eufrates, no Oriente Médio, exatamente o que vem acontecendo, segundo notícia do jornal The New York Times. Disponível em: Acesso em: 25 nov. 2009. (Adaptado) Texto B I Anunciaram e garantiram que o mundo ia se acabar Por causa disto a minha gente lá em casa começou a rezar Até disseram que o sol ia nascer antes da madrugada Por causa disto nesta noite lá no morro não se fez batucada II Acreditei nessa conversa mole Pensei que o mundo ia se acabar E fui tratando de me despedir E sem demora fui tratando de aproveitar III Beijei na boca de quem não devia Peguei na mão de quem não conhecia Dancei um samba em traje de maiô E o tal do mundo não se acabou Assis Valente (1911-1958)... E o mundo não se acabou. Disponível em: http:// Acesso em: 03 ago. 2009. (Adaptado) (Trecho do samba cantado por Carmem Miranda nos anos 40 do século passado e regravado em 2000 por Adriana Calcanhoto).

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2010Redação

Proposta 2 A partir da manchete acompanhada de subtítulo, escreva uma notícia de jornal Suspeita de bruxaria no desaparecimento de jovem na Lagoa da Conceição. (Diário encontrado muda rumo das investigações)

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2010Química

(Ufsc 2010) A tonalidade e a cor das flores depende do tipo de solo em que as mesmas são cultivadas. Assim, no cultivo de hortênsias, quanto mais ácido for o solo, mais azuis serão essas flores.Considerando as informações acima, assinale a alternativa correta.

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2007Espanhol

(Ufsc 2007) DE QUÉ VA LA ÉTICA Entre todos los saberes posibles existe al menos uno imprescindible: el de que ciertas cosas nos convienen y otras no. No nos convienen ciertos alimentos ni nos convienen ciertos comportamientos ni ciertas actitudes. Me refiero, claro está, a que no nos convienen si queremos seguir viviendo. Si lo que uno quiere es reventar cuanto antes, beber veneno puede ser muy adecuado o también procurar rodearse del mayor número de enemigos posibles. Pero de momento vamos a suponer que lo que preferimos es vivir: los respetables gustos del suicida los dejaremos por ahora de lado. De modo que ciertas cosas nos convienen y a lo que nos conviene solemos llarmarlo bueno porque nos sienta bien; otras, en cambio, nos sientan muy mal y a todo eso lo llamamos malo. 1SABER LO QUE NOS CONVIENE, es decir: distinguir entre lo bueno y lo malo, es un conocimiento que todos intentamos adquirir - todos sin excepción - por lo provechoso que nos resulta. Como he señalado antes, hay cosas buenas y malas para la salud: es necesario saber lo que debemos comer, o que el fuego a veces calienta y otras quema, así como el agua puede quitar la sed pero también ahogarnos. 5SIN EMBARGO, a veces las cosas no son tan sencillas: ciertas drogas, por ejemplo, aumentan nuestro brío o producen sensaciones agradables, pero su abuso continuado puede ser nocivo. En unos aspectos son buenas, pero en otros malas: nos convienen y a la vez no nos convienen. En el terreno de las relaciones humanas, estas ambigüedades se dan con mayor frecuencia. La mentira es algo en general malo, porque destruye la confianza en la palabra - y todos necesitamos hablar para vivir en sociedad - y enemista a las personas; pero a veces parece que puede ser útil o beneficioso mentir para obtener alguna ventaja. O incluso para hacerle un favor a alguien. Por ejemplo: es mejor decirle al enfermo de cáncer incurable la verdad sobre su estado o se le debe engañar para que pase sin angustia sus últimas horas? La mentira no nos conviene, es mala, pero a veces parece resultar buena. Pelearse con los demás ya hemos dicho que es por lo común inconveniente, pero debemos consentir que violen delante de nosotros a una chica sin intervenir, 2POR AQUELLO DE NO METERNOS EN LÍOS? Por otra parte, al que siempre dice la verdad - 3PASE LO QUE PASE - 4SUELE COGERLE MANÍA TODO EL MUNDO; y quien interviene como si fuera Indiana Jones para salvar a la chica agredida es más probable que se vea con la cabeza rota que quien se va silbando a su casa. Lo malo parece a veces resultar más o menos bueno y lo bueno tiene en ocasiones apariencias de malo. [...] En resumen: a diferencia de otros seres, vivos o inanimados, los hombres podemos inventar y elegir en parte nuestra forma de vida. Podemos optar por lo que nos parece bueno, es decir, conveniente para nosotros, frente a lo que nos parece malo e inconveniente. Y como podemos inventar y elegir, podemos equivocarnos, que es algo que a los castores, las abejas y las termitas no suele pasarles. De modo que parece prudente fijarnos bien en lo que hacemos y procurar adquirir un cierto saber vivir que nos permita acertar. A ese saber vivir, o 7ARTE DE VIVIR 6SI PREFIERES, es a lo que llaman ética. SAVATER, Fernando. Ética para Amador. Barcelona: Ariel, 2001, pp. 20-22; 31.(Adaptado) Señala la(s) proposición(es) CORRECTA(S). En la referencia 5, la locución conjuntiva sin embargo puede ser sustituida por:

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