ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Ufscar 2003) Observe o mapa.O país destacado no m

Geografia | Geografia Humana | Geografia Econômica | Economia mundial | Países emergentes
UFSCAR 2003UFSCAR GeografiaTurma ENEM Kuadro

(Ufscar 2003) Observe o mapa.

O país destacado no mapa viveu cinco séculos de domínio português e mais 25 anos de ocupação Indonésia, até a sua independência, definida por plebiscito, em 1999. Após essa data, esteve sob intervenção da ONU, que realizou a administração provisória do país durante dois anos, obrigando a Indonésia a acatar a autonomia política da nova república. Esses fatos demonstram que

A

o confronto entre Portugal e Indonésia para manter o domínio sobre esse país exigiu que a ONU interviesse para garantir a opção socialista escolhida no plebiscito.

B

permaneceram interesses colonialistas, durante o século XX, mesmo que organismos supranacionais, como a ONU, tenham sido criados para garantir a autonomia política.

C

países pequenos e atrasados, quando obtêm independência política, sempre ficam sob tutela da ONU, que tem como principal objetivo ensiná-los a se autogovernar.

D

organismos supranacionais, como a ONU, defendem a permanência de relações do tipo colonial, desde que essas relações não impliquem em conflitos internacionais.

E

a ONU foi criada quando predominavam relações coloniais, para defender o fim dessas relações entre as nações, auxiliando a independência das colônias.