ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Ufsm 2000)TEXTO IAPRENDENDO COM O PRIMATA Atual e

(Ufsm 2000) 

TEXTO I

APRENDENDO COM O PRIMATA

            Atual e instigante a reportagem "A outra face do macaco" (número 10, ano 12). O comportamento animal contribui para a compreensão do problema da violência premeditada entre os humanos. E pode também indicar possíveis soluções.

(Édison Miguel - Goiânia, GO)

TEXTO II

O MACACO NÃO ESTÁ CERTO

            Fiquei muito impressionada com a violência e a rivalidade que existe entre as tribos de macacos. Sempre tive outra imagem dos primatas. Para mim eles eram animais pacíficos e inteligentes, mas agora percebo que se parecem mesmo com os humanos.

(Elaine Gomes - Santa Maria, RS)

TEXTO III

O HOMEM É BEM PIOR

            Comparar o instinto violento do chimpanzé com o do homem é algo cômico. Os humanos já nascem com a mente voltada para as guerras e são infinitamente mais ferozes.

(José Reinaldo Coniutti - Cuiabá, MT)

                        DEZEMBRO, 1998 - SUPER

Assinale a alternativa que contém informações em DESACORDO com o conteúdo das cartas.

A

Para o leitor de Goiânia, a informação recebida foi positiva, pois o exemplo do macaco levou-o a refletir sobre fatores inerentes à violência humana.   

B

Para a leitora de Santa Maria, a reportagem serviu para ratificar os esquemas mentais adquiridos até então.   

C

Para o leitor de Cuiabá, a informação veiculada pela reportagem não foi capaz de modificar suas ideias preconcebidas de que, na comparação entre o homem e o chimpanzé, o animal racional é o que age com maior irracionalidade.  

D

O leitor de Goiânia utilizou adjetivos com valor positivo para avaliar a reportagem contida na revista "Superinteressante".    

E

No último período de sua carta, a leitora Elaine Gomes fez uso de uma conjunção com valor de oposição ao que tinha sido afirmado anteriormente.