ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFSM- 2012)[...] a capoeira, a guardi do jogo, da

(UFSM - 2012)

[...] a capoeira, a guardiã do jogo, da 7brincadeira, do 1faz de conta que 8luta, mas joga com 3o outro, que simula um 9golpe e tira 4o outro para dançar e que tem uma vinculação 5étnica e racial com o percurso e o lugar da 2negritude em nosso país, acabou, em algumas 6escolas, ensinada sob o 10controle da 11esportivização, com regras e pontuações.

Fonte: Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Volume 1, 2008, p.231.

 

Qual alternativa apresenta uma análise correta sobre o conteúdo ou a organização linguística do fragmento?

A

Na linha 1, no contexto em que são usados, os substantivos jogo, brincadeira e faz de conta se opõem para evidenciar os contrastes da capoeira como prática escolar.

B

Os processos de formação de faz de conta (ref. 1) e negritude (ref. 2) são, respectivamente, derivação e composição.

C

As duas ocorrências de o outro (ref. 3 e 4) servem para fazer referência a um espectador qualquer de um jogo de capoeira, indeterminando essa referência.

D

Sem prejuízo da adequação gramatical, o adjetivo composto étnico-racial poderia substituir a sequência dos dois adjetivos empregados na referência 5.

E

O pronome indefinido que acompanha escolas (ref. 6) evidencia que a crítica feita estende-se às escolas brasileiras em geral.