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(UFSM 2012)s ganhas e s brincas *: dois modos de v

(UFSM 2012)

Às ganhas e às brincas *: dois modos de viver o esporte

Em linhas gerais, duas manifestações do esporte são predominantes na sociedade atual, particularmente entre os adultos: esporte de rendimento e esporte de participação. Ambas têm coisas em comum: comparam desempenhos entre indivíduos ou grupos (adversários) e possuem um conjunto de regras institucionalizadas por organizações esportivas (associações, federações e confederações), que definem as normas de disputa e promovem o desenvolvimento da modalidade. Porém, os sentidos dados a essas práticas são bastante diferentes.

No esporte de rendimento, a principal preocupação é o resultado da competição e, para se sair bem dentro dessa lógica, é preciso se dedicar intensamente para conseguir melhorar cada vez mais o desempenho individual e/ou coletivo. Tal dedicação, muitas vezes exclusiva, pode levar a diferentes níveis de profissionalização (atletas, comissão técnica, dirigentes). Hoje, e de forma cada vez mais intensa, o esporte de rendimento se confunde com o esporte espetáculo. Tal confusão se deve especialmente à participação direta da mídia, que tem encontrado nessa prática social um conteúdo adequado para atrair audiência e, sobretudo, empresas dispostas a pagar para divulgar seus produtos e marcas nos programas que tratam do assunto. Por sua vez, as instituições esportivas têm buscado adequar suas respectivas modalidades ao padrão televisivo e atrair mais espectadores, sempre de olho no maior espaço possível na mídia e, consequentemente, no aumento do número de patrocinadores.

Já o esporte de participação pode ser caracterizado como uma prática realizada no tempo livre das pessoas, de forma organizada ou improvisada, sem nenhum tipo de retorno econômico pelo desempenho alcançado em lugares adequadamente equipados ou não.

* Tempos atrás, em algumas partes do Rio Grande do Sul, quando um grupo de guris resolvia jogar bolitas "às brincas", tinha-se certeza de que cada um deles, independentemente do resultado final, voltaria para casa com todas as suas bolitas no bolso. Entretanto, quando a gurizada resolvia jogar "às ganhas", uns voltavam para casa com mais bolitas do que outros (alguns chegavam a voltar sem nenhuma), isso porque, em disputas desse tipo, as bolitas do adversário eram definidas, em comum acordo, como o prêmio a ser conquistado pelo ganhador da partida. Por isso, antes de começar a jogar bolitas, geralmente, alguém perguntava: é "às ganhas" ou "às brincas"?

Caderno do Aluno- Primeiro Ano do Ensino Médio, p.73 e 77. (adaptado)

Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) em cada afirmativa. 

(  ) A lógica do esporte de rendimento pode ser associada coerentemente a um jogo " às ganhas".

(  ) Com a leitura do segundo parágrafo, percebe-se que o esporte espetáculo está próximo da lógica de se jogar "às brincas".

(  ) Pela nota explicativa, conclui-se que as expressões "às ganhas" e "às brincas" são regionalismos.

(  ) As sequências Tal dedicação e Tal confusão são exemplos de que substantivos, ao retomar verbos da frase anterior, auxiliam na coesão textual.

A

V - F - V - F.

B

F - V - F - F.

C

V - F - V - V.

D

F - V - F - V.

E

V - V - V - F.