ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFSM-RS-2014)Partes da obra de José de Alencar e

(UFSM-RS-2014) 

Partes da obra de José de Alencar e de Gonçalves Dias contribuem para criar uma imagem do indígena brasileiro, da sua relação com o colonizador português e das consequências dessa relação. Tal imagem, no entanto, nem sempre é clara e única, permitindo diferentes interpretações.

Sendo assim, todas as interpretações a seguir são plausíveis, EXCETO: 

A

A maneira como a conversão de Poti à religião cristã é representada, no final de Iracema, explicita uma avaliação negativa da sujeição dos indígenas à religião católica, como se tal aceitação resultasse na corrupção moral do indígena.    

B

Quando Iracema afirma “Tu és Moacir, o nascido do meu sofrimento”, pode estar sugerindo que, para um povo mestiço nascer, fruto da união de duas raças e duas culturas, foi necessário o sacrifício e o sofrimento de nativos brasileiros.    

C

O narrador exalta, em Iracema e Poti, a face “civilizada” dos nativos, fiéis, hospitaleiros e amigos do branco europeu, mas não deixa de destacar também a coragem e a bravura daqueles que lutam por suas terras e pela tradição indígena, opondo-se ao invasor português, como Irapuã.    

D

O poema “Marabá”, em que uma mestiça, filha de índio e branco, lamenta o desprezo dos homens de sua tribo por não possuir o padrão de beleza que eles valorizam, sugere o conflito, o sentimento de inadequação daqueles que nasceram dessa fusão de traços étnicos e culturais distintos.    

E

Gonçalves Dias constrói uma imagem idealizada do indígena, muito próxima dos modelos heroicos do medievalismo europeu, e não deixa de criticar indiretamente, em alguns dos seus poemas, a invasão do colonizador e as consequências desastrosas dela para o colonizado.