ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFSM - 2015)TEXTO 1Um dos primeiros registros de

Português | Gramática | pontuação | emprego da vírgula
Português | Gramática | termos ligados ao nome | aposto
UFSM 2015UFSM PortuguêsTurma ENEM Kuadro

(UFSM - 2015) 

TEXTO 1

Um dos primeiros registros de que as salinas naturais do Nordeste brasileiro chamaram a atenção dos portugueses é o 5relato de 1um capitão-mor, 3Pero Coelho, em 1627. Derrotado por piratas franceses numa batalha na serra de Ibiapaba, no Ceará, Coelho recuou suas forças para o litoral e encontrou – na região onde se localiza hoje o Município de Areia Branca – extensões de sal suficientes para abarrotar muitos navios. Em 1641, 4Gedeão Morritz, 2o chefe da guarnição batava no Ceará, chegou às mesmas salinas; a partir daí, os holandeses, que em seus primeiros anos no Nordeste importavam sal, trazido pelos navios da Companhia das Índias Ocidentais, iniciaram a 6extração do mineral. O sal do Rio Grande do Norte só começou a ser comercializado em outras províncias a partir de 1808, com a suspensão das proibições por D. João VI.

 

Fonte: O sal na história. Disponível em: http://www.norsal.com.br/o_sal/historia.html. Acesso em: 01 ago. 2014. (adaptado)

TEXTO 2

É na terra do Tio Sam que fica uma das regiões mais ricas do mundo nesse mineral. Salt Lake City, 8capital do Estado de Utah, está à beira de um dos maiores lagos salgados do planeta. Sorte dos americanos, que precisam do sal para muito mais do que temperar guloseimas. Menos de 10% do sal que os Estados Unidos produzem é de mesa, aliás. A grande fatia – 7cerca de 50 % – serve para derreter a neve das estradas no inverno.

Fonte: PAIVA, U.; PENNA, M. Império do sal. Superinteressante. Disponível em: http://super.abril.com.br/ciencia/imperio-sal-443351.shtml. Publicado em set. 2012.

 

Com relação ao uso de recursos linguísticos nos textos, assinale V (verdadeira) ou F (falsa) na(s) afirmativa(s) a seguir.

(     ) No texto 1, tanto “um capitão-mor” (ref. 1) quanto “o chefe da guarnição batava no Ceará” (ref. 2) funcionam como apostos que especificam os cargos ocupados, respectivamente, por “Pero Coelho” (ref. 3) e “Gedeão Morritz” (ref. 4), ambos sujeitos nas orações.

(     ) No texto 1, em “relato de um capitão-mor” (ref. 5) e “extração do mineral” (ref. 6), “um capitão-mor” e “mineral” são representados como agentes no contexto.

(     ) No texto 2, os travessões que intercalam “cerca de” (ref. 7) poderiam ser substituídos por vírgulas, sem infração a norma-padrão, considerando-se a mesma razão por que “capital do Estado de Utah” (ref. 8) aparece entre vírgulas.

A sequência correta é

A

V – V – F.   

B

F – F – V.   

C

V – F – F.   

D

F – V – F.   

E

V – F – V.