ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFU) Com relao s transformaes do processo de trab

 (UFU) Com relação às transformações do processo de trabalho no capitalismo, é INCORRETO afirmar que:

A

a antiga condição autônoma do artesão, na qual o produtor exercia pleno controle sobre as diversas fases do processo produtivo, deu lugar à formação de uma classe de operários e à constituição de um mercado de compra e venda da força de trabalho.

B

as manufaturas reuniam os trabalhadores num mesmo teto, sob o comando do capitalista. A divisão do trabalho aumentava a produção e o controle sobre a realização das tarefas.

C

com a introdução da máquina no processo produtivo e a criação do sistema de fábrica, a tecnologia veio aumentar o controle capitalista sobre a produção, submetendo e disciplinando o trabalho ao ritmo intensificado das máquinas.

D

a primeira fase da revolução Industrial, marcada por jornadas de trabalho superiores a quinze horas diárias, foi liderada pela Inglaterra. Nesta fase, a utilização do aço e da energia elétrica possibilitou o funcionamento das linhas de montagem inventadas por Henry Ford.

E

desde o século XVIII e durante o XIX, os “ludditas”, também conhecidos como quebradores de máquinas, reagiram direta e violentamente à introdução da maquinaria na Inglaterra e na França, responsáveis pela desorganização de seus antigos hábitos de trabalho.