ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFU-MG-2004) Leia com atenção todas as instruções

 (UFU-MG-2004)  Leia com atenção todas as instruções. 
 
a) Você vai encontrar duas situações sobre assuntos diferentes para fazer sua redação. Leia as duas situações propostas até o fim e escolha aquela com que você tenha maior afinidade ou a que trata de assunto sobre o qual você tenha maior conhecimento. 
 
b) Dê um título para sua redação. Este título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar. 

c) Não se esqueça de que você deverá fazer um texto expositivo ou argumentativo. 
 
d) Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação. 
 
e) Se você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será penalizada.

SITUAÇÃO A 
 

Leia o texto a seguir. 
 
"Atualmente a democracia não goza de muito prestígio na América Latina. Estudo realizado pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) mostra que a maior parte da população latino-americana apoiaria um governo autoritário, desde que com ele se resolvessem os problemas econômicos de seus respectivos países. Os números obtidos em pesquisa que envolveu a população de 18 nações - incluindo o Brasil - indicam que a maioria dos latino-americanos considera o desenvolvimento econômico preferível aos benefícios políticos da democracia. Julgam, além disso, que o regime democrático não resolve os problemas de seus países. O estudo indica que se frustraram as esperanças de que a instituição da democracia fosse acompanhada pela superação do desenvolvimento e das desigualdades que historicamente caracterizam a região. De fato, os índices de desemprego, os indicadores de pobreza e o desnível de renda relativos aos países latino-americanos ainda são escandalosos. A ONU estima, por exemplo, que até o ano passado 43,9% da população latino-americana vivia abaixo da linha de pobreza. Em 2002, o índice de desemprego médio regional era de 9,2%."

 

 "Folha de S. Paulo", 26 de abril de 2004. 


 
Faça sua redação, apresentando argumentos para sustentar seu ponto de vista em relação à seguinte questão:  
 
Deve-se, em troca da prosperidade econômica, abrir mão da democracia?

SITUAÇÃO B 
 
Leia as informações a seguir. 
 
A violência verbal intencional e repetitiva ocorre na maioria das escolas. Este problema tende a aumentar e deixar marcas tanto em quem a sofre como em quem a pratica, incluindo efeitos na vida adulta que podem abalar a vida afetiva e profissional. 
 
"Desde os 8 anos de idade, o paulistano Lucas é chamado de rato. Hoje, aos 13, vê-se obrigado a suportar os professores e até mesmo o pai chamarem-no de ratão. 'Ninguém nunca respeitou meus pedidos. Não adiantou retrucar, xingar e brigar', reclama Lucas. Fábio, de 14 anos, passou a ser chamado de burro depois que repetiu a 6a série. Ele já havia mudado de escola uma vez, porque brigava com os colegas que o ridicularizavam por ser baixo. 'Não gosto de partir para a ignorância, mas é duro ser um Zé-ninguém na classe', defende-se. 'No ano que repeti, era excluído dos grupos de trabalho, vivia isolado', lembra."  "Época", 31 de maio de 2004.   "Em janeiro de 2003, Edmar Freitas, de 18 anos, pulou o muro de sua ex-escola e abriu fogo contra os ex-colegas. Depois de ferir sete pessoas, ele se matou. Edmar era alvo de chacota desde a infância por ser 'gordinho'. Em fevereiro, um estudante baiano de 17 anos matou dois colegas. Detido em uma unidade da Febem, ele alegou que um deles, Farlei Almeida, o ridicularizava." 



"Época", 31 de maio de 2004. 


 
Os textos acima exemplificam o sentimento das pessoas agredidas como também as consequências da violência verbal. 
 
Faça sua redação discorrendo sobre a responsabilidade da escola e da família em relação ao problema da violência verbal nas escolas.