ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFU-MG-2014 -Meio do ano)A muito custo, devido às

(UFU-MG-2014 - Meio do ano)

 

A muito custo, devido às insistências de Dona Margarida, consentira em ajudá-la nos bordados, trabalhados para fora, com o que ia ganhando algum dinheiro. Não que ela fosse vadia, ao contrário, mas tinha um tolo escrúpulo de ganhar dinheiro por suas próprias mãos. Parecia tolo a uma moça ou a uma mulher. 

BARRETO, Lima. Clara dos Anjos. São Paulo: Tecnoprint/Ediouro, s/d,  p.72.  

Em relação às personagens D. Margarida e Clara, é correto afirmar que: 

A

Dona Margarida é caracterizada, no romance, como alguém indiferente aos sofrimentos de Clara dos Anjos, tornando-se, a cada dia, uma triste senhora, muito apática e distante dos compromissos e dos relacionamentos familiares. 

B

Dona Margarida, sogra de Clara dos Anjos, sempre se compadeceu da nora, menina simples e pobre, tratando, desde sempre, de ajudá-la financeiramente, ensinando-a ganhar seu próprio dinheiro com pequenos trabalhos de agulha.

C

Dona Margarida, personagem secundária do enredo de Lima Barreto, tem enorme influência no desenvolvimento emocional e psíquico de Clara dos Anjos, incentivando-a, inclusive, a se casar com o aventureiro Cassi Jones.  

D

Dona Margarida pode ser considerada uma personagem oposta à protagonista Clara dos Anjos, uma vez que é uma mulher mais objetiva e pragmática frente à vida, menos sonhadora e mais realista diante dos relacionamentos humanos.