ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFU - 2015 - 1 FASE)Texto 1Algumas das grandes in

(UFU - 2015 - 1ª FASE)

Texto 1 
Algumas das grandes invenções que mudaram o mundo  computadores, internet, forno de micro-ondas, GPS, laser e câmeras digitais, para ficar apenas nos exemplos mais marcantes – surgiram nas fileiras militares. A próxima revolução tecnológica criada pela turma de farda ainda não transformou a vida das pessoas, mas isso é apenas uma questão de tempo. Desenvolvidos pelo Exército americano, os drones, aqueles aviões não tripulados comandados por sistemas de comunicação mantidos em terra firme, ganharam fama de máquinas assassinas graças aos ataques dos Estados Unidos em países como Iraque e Afeganistão, mas agora começam a encontrar sua verdadeira vocação: servir ao cidadão comum e gerar oportunidades de negócios para grandes empresas. Duas das corporações mais impetuosas do planeta, Google e Amazon, aceleram o desenvolvimento de drones capazes de realizar uma atividade ao mesmo tempo trivial e bilionária: a entrega de encomendas, o famoso delivery. A ideia é que os pequenos aviões transportem produtos de todo tipo (pizzas, livros, roupas, aparelhos eletrônicos, celulares) e os deixem na porta da casa dos consumidores. Parece irrealizável. Não é.  


Istoé, 17 de setembro de 2014, p. 76-77 


Texto 2  
Milhares de pessoas já foram mortas em ataques de drones, muitas delas inocentes, todas sem julgamento ou chance de defesa. A revista Time, na edição da última semana de março de 2013, publicou a reportagem intitulada "Então, quem nós podemos matar?" (So, Who Can We Kill?), com um debate sobre a moralidade do uso bélico dos drones. O tema é recorrente nas principais revistas e jornais americanos. Entre membros da Organização das Nações Unidas (ONU), a preocupação é de que mais países passem a utilizar os drones como arma, numa escalada das mortes à distância.  

Disponível em: <http://g1.globo.com/brasil/noticia/2013/03/polemicos-e-revolucionarios-mais-de-200-dronesvoam-no-brasil-sem-regra.html>.

Acesso em: janeiro 2015. (Adaptado)  


Em relação aos textos 1 e 2, é correto afirmar que:  

A

O texto I apresenta um cenário de aspectos positivos para o do uso dos drones; o texto II apresenta uma reflexão sobre problemas acarretados pelos drones.

B

O texto I expõe uma visão panorâmica da real função dos drones; o texto II articula uma reflexão sobre ações futuras dos drones. 

C

O texto I discute um cenário de aspectos positivos do uso dos drones; o texto II enfoca positivamente o uso dos drones, apesar do risco real de matar civis. 

D

O texto I explora vantagens comerciais da tecnologia; o texto II explora vantagens e desvantagens da tecnologia.