ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFU - 2016 - 2 FASE) Os trechos a seguir so parte

(UFU - 2016 - 2ª FASE) Os trechos a seguir são partes de um texto adaptado, retirado de American Scientific Brasil, de janeiro de 2016, mas estão ordenados de forma aleatória.
( ) Como sexo, dinheiro é um tema que a maioria das pessoas evita discutir publicamente. No entanto, deixamos regularmente rastros digitais de nossa situação econômica, mesmo quando nos expressamos nos 140 caracteres do Twitter.
( ) Conforme os pesquisadores descreveram na PLOS ONE, pessoas com rendimentos mais altos tenderam a discutir negócios, política e atividades sem fins lucrativos. Usuários em faixas de rendas mais baixas se ativeram principalmente a assuntos pessoais, como dicas de beleza e experiências
( ) Uma análise de cerca de 10,8 milhões de tuítes postados por mais de cinco mil usuários da rede de mídia social on-line constatou que as sucintas mensagens fornecem informações suficientes para revelar a faixa de renda de uma pessoa.
( ) Daniel Preotiuc-Pietro, pesquisador de pós-doutorado em processamento de linguagem natural, e seus colegas na Universidade da Pensilvânia se basearam em profissões autodeclaradas para classificar 90% de suas amostras em grupos de renda correspondentes.
( )"O aprendizado de máquinas só é tão poderoso quanto os dados que podemos acessar”, diz Preotiuc-Pietro. “As pessoas devem estar cientes do quanto revelam inadvertidamente sobre elas mesmas”.
( ) Eles usaram um programa capaz de aprender a partir de dados e fazer previsões baseadas neles, para identificar características de cada grupo. Aplicado aos outros 10% de amostras, o modelo previu com sucesso os meios financeiros desses usuários.
( ) Em estudos anteriores, Preotiuc-Pietro e seus colegas foram capazes de prever o gênero, a idade e a tendência política de usuários do Twitter. Eles conseguiram até detectar sinais de depressão pós-parto e transtorno de estresse pós-traumático.
( ) "Pessoas de renda mais alta usam o Twiter como meio para divulgar informações; as de rendas mais baixas o usam mais para comunicação social”, explica Preotiuc-Pietro. A análise também revelou que tuítes de usuários que ganham mais dinheiro são mais propensos a expressar temores ou indignação.

Com base nos trechos, faça o que se pede.
A) Considerando que a organização de um texto pressupõe a ordenação lógica e coerente de seus fragmentos, leia os trechos, numere-os de modo a formar um texto coeso e coerente e reproduza a numeração feita em sua folha de resposta.

B) Dê um título ao texto de modo a deixar claro qual é sua temática.

C) Discorra sobre o emprego dos termos “conforme” e “eles” (que aparecem em negrito no texto), com base na relação que estabelecem com os outros elementos ou trechos do texto.