ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFU - 2019 - 2 FASE)O Brasil comumente vendido co

(UFU - 2019 - 2ª FASE)

O Brasil comumente é “vendido” como um país com múltiplas regiões e com diversidade na produção de alimentos. Para alimentar a população com sabor, saúde e abundância, os meios de comunicação repetem por meio de imagens coloridas o sucesso do agronegócio brasileiro: “Agro é Tec”, “Agro é Pop”, “Agro é Tudo”.

Fonte: SANTOS, Marueem, GLASS, Verena (orgs.). Altas do  gronegócio: fatos e números sobre as corporações que controlam o que comemos. Rio de Janeiro: Fundação Heinrich Böll, 2018, p. 28. (Adaptado)

A partir do texto e da figura acima, responda.


A) Conforme apresentado na figura, quais são os impactos do monopólio das empresas-rede para asegurança alimentar da população mundial?


B) Discorra sobre duas consequências econômicas e sobre duas ambientais oriundas dos processos apresentados no texto e na figura.