ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFU - 2019 - 2 FASE)ORIENTAO GERALLeia com ateno

(UFU - 2019 - 2ª FASE)

ORIENTAÇÃO GERAL
Leia com atenção todas as instruções.


A) Você encontrará três situações para fazer sua redação. Leia as situações propostas até o fim e escolha a proposta com a qual você tenha maior afinidade.
B) Após a escolha de um dos gêneros, assinale a opção no alto da Folha de Resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero.
C) Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
D) Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva no lugar da assinatura: JOSÉ ou JOSEFA.
E) Em hipótese alguma, escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
F) Utilize trechos dos textos motivadores, parafraseando-os.
G) Não copie trechos dos textos motivadores ao fazer sua redação.


ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da
orientação geral e as relativas ao tema que
escolheu, sua redação será penalizada.

SITUAÇÃO A

Na última semana, um brasileiro comum possivelmente gerou 1kg de lixo plástico. Um italiano gera a mesma quantidade em cinco dias e alguém que mora na Indonésia, em dez. No Brasil, menos de 2% desse plástico será reciclado.

Os números do plástico são enormes. Nos oceanos, há perto de 300 milhões de toneladas (o que equivale a cerca de 11 trilhões de garrafas plásticas de 500ml). E essa estimativa não leva em conta o lixo terrestre. Daqui a 11 anos, em 2030, o total de lixo plástico poderá ter dobrado. Em 2016, 396 milhões de toneladas de plástico virgem foram produzidos — cerca de 53kg por pessoa. Parte desses produtos se tornou lixo, especialmente, nos quatro maiores países poluentes: Estados Unidos, China, Índia e Brasil.


Considerando-se o mundo inteiro, cerca de 20% do plástico é coletado para reciclagem, mas isso não significa que ele realmente terá esse destino honroso. A baixa qualidade de produtos feitos com o material reciclado, seu baixo valor de mercado e a possível presença de contaminação atrapalham a expansão da atividade.


Não são incomuns as imagens de animais presos em sacolas e em garrafas ou mortos por ingestão de grandes quantidades de plástico, que pode demorar, dependendo do modo de descarte, mais de mil anos para se decompor. Outro exemplo fácil de observar é a degradação de corais.


Recentemente, uma nova preocupação surgiu: microplásticos, fibras microscópicas de plástico. Estudo recente mostrou presença deles em diversos locais do mundo. De dez amostras colhidas em São Paulo, por exemplo, somente uma não tinha plástico. Estudo semelhante foi feito com águas engarrafadas e o resultado seguiu a mesma linha, com 93% das amostras contaminadas com microplásticos.

Não há, até o momento, evidências sobre os riscos associados ao consumo humano dessas fibras plásticas, mas alguns especialistas afirmam que existe a possibilidade de elas transferirem produtos químicos quando consumidas.
 

Disponível em: WATANABE, Phillippe <https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2019/03/brasil-e-um-dos-maiores-
consumidores-de-plastico-mas-so-recicla-2-do-total.shtml>. Acesso em 09 abr. 2019. (Adaptado)


Redija uma carta de solicitação ao secretário do Meio Ambiente de sua cidade, solicitando a criação de medidas a serem implantadas para descarte e para reciclagem de resíduos plásticos.