ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFU - 2021 - MEDICINA)A figura acima ilustra o ex

Outra | Comunicação com o aluno
UFU 2021UFU QuímicaTurma ENEM Kuadro

(UFU - 2021 - MEDICINA)

A figura acima ilustra o experimento de Rutherford que representou um avanço na ideia de átomo do início do século XX, em que uma fonte de radiação alfa, a partir da desintegração do polônio, contido em uma caixa de chumbo, incide sobre uma fina lâmina de ouro. Os números 1, 2 e 3 representam os resultados observados no experimento.

• Região 1: área que recebeu grande parte da radiação alfa emitida pelo polônio, o que evidenciou que essas radiações atravessaram a lâmina de ouro sem sofrer desvios consideráveis.
• Região 2: áreas diversas, localizadas atrás da lâmina de ouro, que receberam uma pequena quantidade de radiação alfa, mas que não estavam na direção do orifício de saída da radiação na caixa de chumbo, o que evidenciou que essas radiações sofreram um grande desvio após a travessia da lâmina de ouro.
• Região 3: áreas localizadas à frente da lâmina de ouro que receberam uma quantidade extremamente pequena de radiação alfa, o que evidenciou que parte da radiação alfa se chocou com a lâmina e foi rebatida.

A interpretação dos resultados levou ao Modelo Atômico de Rutherford. Sobre essas interpretações,

A) analise os resultados obtidos para as regiões 1, 2 e 3 e apresente interpretações que se aproximem do Modelo de Rutherford.

B) represente, por meio de uma figura, o modelo proposto por Rutherford.

C) explique qual o problema encontrado no Modelo de Rutherford que levou Niels Bohr a propor seus postulados.