ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFV - 2011) Leia o texto abaixo:Vrios historiador

(UFV - 2011) Leia o texto abaixo:

Vários historiadores têm procurado entender a originalidade da monarquia brasileira vinculando-a à chegada da família real ao Brasil em 1808. De fato, é no mínimo inusitado pensar numa colônia sediando a capital de um império. Chamada por Maria Odila Leite da Silva Dias de a “internalização da metrópole”, a instalação no Brasil da corte portuguesa, que fugia das tropas napoleônicas, significou não apenas um acidente fortuito, mas antes um momento angular da história nacional e de um processo singular de emancipação.

(SCHWARCZ, Lilia Moritz. Nasce um império nos trópicos. In: As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 35.)

Sobre o processo de “internalização da metrópole” e a construção do Estado Nacional, é INCORRETO afirmar que:

A

no período em que a monarquia lusitana permaneceu sediada no Brasil, a colônia passou por uma série de mudanças políticas e econômicas significativas.

B

o Estado nacional e a sociedade brasileira sustentaram-se no governo monárquico, na manutenção da unidade nacional, no grande latifúndio agroexportador e no trabalho escravo.

C

a elevação do Brasil a Reino Unido em 1815 reforçou seu antigo estatuto colonial, acentuando a dependência política e econômica da metrópole e impedindo a autonomia da colônia.

D

ao retornar a Portugal em 1820, a monarquia lusitana pretendeu submeter novamente o Brasil à condição de colônia portuguesa, em uma tentativa de recolonização.