Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Português - UFV | Gabarito e resoluções

1-11 de 11
Questão
2017Português

(UFV - 2017) Leia a estrofe abaixo e faa o que se pede: Dos vcios j desligados nos pajs no crendo mais, nem suas danas rituais, nem seus mgicos cuidados (Anchieta , Jos de. O Auto de So Loureno [Traduo e adaptao de Walmir Ayala] Rio de Janeiro: Ediouro[s.d.] pg 110) Assinale a afirmativa verdadeira, considerando a estrofe acima, pronunciada pelos meninos ndios em procisso:

Questão
2013Português

(UFVJM - 2013) Considere esta frase: Com base nessa figura,ASSINALEa alternativa correta.

Questão
2005Português

(UFV-2005) Leia as passagens abaixo, extraídas de São Bernardo, de Graciliano Ramos: I. Resolvi estabelecer-me aqui na minha terra, município de Viçosa, Alagoas, e logo planeei adquirir a propriedade S. Bernardo, onde trabalhei, no eito, com salário de cinco tostões. II. Uma semana depois, à tardinha, eu, que ali estava aboletado desde meio-dia, tomava café e conversava, bastante satisfeito. III. João Nogueira queria o romance em língua de Camões, com períodos formados de trás para diante IV. Já viram como perdemos tempo em padecimentos inúteis? Não era melhor que fôssemos como os bois? Bois com inteligência. Haverá estupidez maior que atormentar-se um vivente por gosto? Será? Não será? Para que isso? Procurar dissabores! Será? Não será? V. Foi assim que sempre se fez. [respondeu Azevedo Gondim] A literatura é a literatura, seu Paulo. A gente discute, briga, trata de negócios naturalmente, mas arranjar palavras com tinta é outra coisa. Se eu fosse escrever como falo, ninguém me lia. Assinale a alternativa em que ambas as passagens demonstram o exercício de metalinguagem em São Bernardo:

Questão
2001Português

(UFV - 2001) Leia atentamente o fragmento do sermo do Padre Antnio Vieira: A primeira cousa que me desedifica, peixes, de vs, que comeis uns aos outros. Grande escndalo este, mas a circunstncia o faz ainda maior. No s vos comeis uns aos outros, seno que os grandes comem os pequenos. Se fora pelo contrrio era menos mal. Se os pequenos comeram os grandes, bastara um grande para muitos pequenos; mas como os grandes comem os pequenos, no bastam cem pequenos, nem mil, para um s grande [...]. Os homens, com suas ms e perversas cobias, vm a ser como os peixes que se comem uns aos outros. To alheia cousa no s da razo, mas da mesma natureza, que, sendo criados no mesmo elemento, todos cidados da mesma ptria, e todos finalmente irmos, vivais de voscomer. VIEIRA, Antnio. Obras completas do padre Antnio Vieira: sermes. Prefaciados e revistos pelo Pe. Gonalo Alves. Porto: Lello e Irmo - Editores, 1993. v. III, p. 264-265. O texto de Vieira contm algumas caractersticas do Barroco. Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela em que NO se confirmam essas tendncias estticas:

Questão
2000Português

(UFV - 2000) Considere as alternativas abaixo, relativas ao Simbolismo: I - No plano temtico, o Simbolismo foi marcado pelo mistrio e pela inquietao mstica com problemas transcendentais do homem. No plano formal, caracterizou-se pela musicalidade e certa quebra no ritmo do verso, precursora do verso livre do modernismo. II - O Simbolismo, surgido contemporaneamente ao materialismo cientificista, enquanto atitude de esprito, passou ao largo dos maiores problemas da vida nacional. J a literatura realista-naturalista acompanhou fielmente os modos de pensar das geraes que fizeram e viveram a Primeira Repblica. III - O Simbolismo, com Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens, nossos maiores poetas do perodo, legou-nos uma produo potica que se caracterizou pela busca da arte em arte, isto , uma preocupao com o verso artesanal, friamente moldado. Devido a essa tendncia objetividade na composio, o movimento tambm se denominou decadentista. Assinale a alternativa CORRETA:

Questão
1999Português

(Ufv 1999) Leia atentamente o poema: Nasce o Sol, e não dura mais que um dia, Depois da Luz se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura, Em contínuas tristezas a alegria. Porém, se acaba o Sol, por que nascia? Se é tão formosa a Luz, por que não dura? Como a beleza assim se transfigura? Como o gosto da pena assim se fia? Mas no Sol, e na Luz falte a firmeza, Na formosura não se dê constância, E na alegria sinta-se tristeza. Começa o mundo enfim pela ignorância, E tem qualquer dos bens por natureza A firmeza somente na inconstância. (MATOS, Gregório de.Poemas escolhidos São Paulo: Cultrix, 1997. p. 317.) _________________________________________________________________________________________________________________________ Todas as afirmativas que se seguem inserem o autor e seu texto em uma visão do mundo de século XVII, EXCETO:

Questão
1999Português

(UFV/99) Considere as afirmações que se seguem. Todas elas vinculam a poesia de Gregório de Matos aos princípios estéticos e ideológicos do Barroco brasileiro, EXCETO:

Questão
1999Português

(Ufv/1999) O Modernismo Brasileiro eclodiu com a Semana de Arte Moderna, em 1922. Sobre o movimento SOMENTE podemos afirmar que:

Questão
1999Português

(UFV) Sobre Jos de Anchieta INCORRETO afirmar que:

Questão
1999Português

(UFV) Leia o soneto a seguir, de autoria de Gregrio de Mattos: Pequei, Senhor, mas no porque hei pecado, Da vossa piedade me despido, Porque quanto mais tenho delinquido, Vos tenho a perdoar mais empenhado. Se basta a vos irar tanto pecado, A abrandar-vos sobeja um s gemido, Que a mesma culpa, que vos h ofendido, Vos tem para o perdo lisonjeado. Se uma ovelha perdida, e j cobrada Glria tal e prazer to repentino vos deu, como afirmais na Sacra Histria: Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada, Cobrai-a, e no queiras, Pastor divino, Perder na vossa ovelha a vossa glria. (Cf. DIMAS, Antnio. Seleo de textos, notas, estudos biogrficos, histrico e crtico. 2a ed. So Paulo: Nova Cultural, 1988. p. 141s) Assinale a alternativa INCORRETA:

Questão
1996Português

(UFV - 1996) Paquera, gabiru, flerte, caso, transa, envolvimento, at paixo fcil. As gramticas diriam que esta flexo verbal est correta porque o sujeito composto:

1-11 de 11