ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNAERP)Habitamos a superfcie terrestre e somos de

Geografia | Geografia Física | Geomorfologia | Estrutura geormofológica da Terra | Dinâmica externa do relevo | Intemperismo
UNAERP 2016UNAERP GeografiaTurma ENEM Kuadro

(UNAERP)

Habitamos a superfície terrestre e somos dependentes dos materiais nela disponíveis para viver. Estes, em sua maior parte, resultam das transformações sofridas pela crosta terrestre na interação com a atmosfera, a hidrosfera e a biosfera, sendo assim, produtos do intemperismo.

TEIXEIRA, W. (et. al). Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional,2008. Adaptado.

Em relação aos processos de intemperismo, é correto afirmar:

A

As variações de temperatura ao longo dos dias e noites e também das estações do ano levam à expansão e contração térmica dos materiais rochosos, gerando a fragmentação dos grãos minerais.

 

B

O intemperismo e a pedogênese levam à formação de um saprolito, que é estruturado horizontalmente e surge a partir de uma rocha fresca em sua base, na qual se forma o batólito, seguido posteriormente de uma outra camada, denominada oxidolito.

C

A pedogênese diz respeito às transformações de ordem química (desagregação) e física (decomposição) pelas quais as rochas ainda nas camadas interiores do planeta passam, resultando na rocha alterada e no isolito, que estão sujeitos às muitas formas de intemperismo.

 

D

O principal agente do intemperismo físico é a água dos oceanos, que é rica em O2 e CO2 e leva à fragmentação de blocos rochosos localizados nas áreas oceânicas mais profundas, as fossas abissais.

 

E

A topografia é o fator que mais tem influência no intemperismo, determinando a velocidade em que esse fenômeno ocorre em uma região. Assim, o intemperismo é mais intenso em áreas com maior declive em razão da rapidez do escoamento da água.